• Carregando...
Jaime Lerner nome
| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo

Ainda enlutada pela morte de seu prefeito mais famoso, Curitiba busca formas de homenagear Jaime Lerner. Desde quinta (27), dia do falecimento do arquiteto, urbanista e político, surgiram dois projetos que pretendem associar o nome de Lerner a importantes logradouros da cidade.

Nessa corrida, quem saiu na frente foi o vereador Alexandre Leprevost (SD). Ele apresentou um Projeto de Lei que alteraria o nome do parque mais famoso de Curitiba, o Parque Barigui, para Parque Jaime Lerner.

O parque Barigui foi criado em 1972 pelo próprio Lerner, como uma forma de controlar as cheias do rio Barigui e proteger a mata nativa da região, além de propiciar um espaço de lazer para os curitibanos.

Outro projeto para imortalizar o legado do ex-prefeito e ex-governador é do vereador Professor Euler (PSD). Também sob impacto no falecimento de Lerner, o vereador apresentou um Projeto de Lei Ordinário para que a Avenida República Argentina, um dos corredores viários mais importantes da cidade, que liga os bairros do Água Verde e Portão, passe a se chamar Avenida Jaime Lerner.

Rio de Janeiro homenageia Lerner com nome de terminal

Enquanto os vereadores de Curitiba decidem se homenageiam Lerner com um parque ou uma movimentada avenida, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), assinou um decreto que alterara imediatamente o nome do Terminal Alvorada, do BRT carioca, para Terminal Alvorada – Arquiteto Jaime Lerner.

O BRT, criado em Curitiba com o nome de Ligeirinho e depois expandido para o serviço de ônibus expressos, foi uma das maiores contribuições de Jaime Lerner para o transporte coletivo nas grandes cidades. Implementado originalmente na capital paranaense em 1991, o BRT, com suas estações-tubo e ônibus de 25 metros de comprimento, capazes de transportar 230 passageiros, se tornou logo uma das marcas registradas da cidade. Hoje em dia várias cidades ao redor do mundo usam, com sucesso, o BRT, inclusive o Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]