• Carregando...

O segundo navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), de Pernambuco, foi lançado ao mar nesata sexta-feira (23). Após testes no mar, ele será entregue para à Transpetro, empresa de transportes da Petrobras, informou a subsidiária da estatal.

O lançamento ao mar é a penúltima fase da construção de um navio, feita para verificar o desempenho da unidade em uma viagem de curta distância e fazer ajustes no estaleiro. Geralmente essa fase dura entre três e quatro meses.

Encomendado em 2007 no âmbito do Promef (Programa de Modernização da Frota), o petroleiro Zumbi dos Palmares, batizado em homenagem ao alagoano símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil, tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo -cerca da metade da produção nacional diária.O Zumbi é o segundo navio entregue pelo EAS, estaleiro que atrasou em dois anos a entrega da primeira unidade --o navio João Cândido, entregue em maio.

O EAS ainda tem mais 20 embarcações encomendadas pela Transpetro, sendo 8 do mesmo tipo do Zumbi e João Cândido (Suezmax).

O Promef tem 49 encomendas de navios aos estaleiros brasileiros e prevê investimento de R$ 10,8 bilhões. O programa foi criado durante o governo Lula e teve por objetivo reerguer a falida indústria de construção naval do Brasil, que passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras.Segundo a Transpetro, agora o Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.

Três embarcações do Promef já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, pelo EAS.Na próxima terça-feira, será lançado ao mar o navio Anita Garibaldi, primeiro de uma série de quatro petroleiros Panamax encomendados pelo Promef ao estaleiro Mauá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]