• Carregando...

Uma pesquisa feita com 5 mil trabalhadores da indústria no Brasil mostrou que 70% estão acima do peso ideal e 20% são considerados obesos.

O estudo alerta para a relação direta entre o peso corporal e os fatores de risco para a saúde. Segundo os médicos, os quilos a mais têm relação direta com o desempenho profissional.

No Recife, uma indústria de produtos eletrônicos criou um programa que investe em saúde. Durante o expediente, há espaço para fazer exercícios.

O industriário Humberto Gomes é um dos voluntários. Ele controlou a alimentação e fez as pazes com a balança. "Eu perdi dez quilos, ganhei auto-estima e um melhor desempenho", conta.

Ter funcionários mais saudáveis é um bom negócio para a indústria. "Há uma queda no índice de falta ao trabalho. As pessoas se sentem mais saudáveis, são mais eficientes", opina o diretor industrial Alfredo Mendes.

Reflexos

A radiografia da saúde dos trabalhadores da indústria foi discutida durante este congresso que reúne cerca de 2 mil cardiologistas do Brasil e do exterior, no Recife. Entre os males causados pela obesidade estão a hipertensão e as doenças do coração.

"O exercício físico reduz o peso corporal. Ele relaxa os vasos, fazendo com que a pressão dentro deles caia, ou seja, ajuda no controle da pressão alta. A obesidade é o maior inimigo da hipertensão arterial juntamente com o sedentarismo", alerta o cardiologista Hilton Chaves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]