i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Perspectivas

8 dados otimistas sobre o futuro da economia no Brasil

  • Brasília
  • 15/12/2019 21:50
O setor agropecuário deve crescer mais do que o esperado no próximo ano. Foto: EXPEDIÇÃO SAFRA 2018/2019 – CRUZ ALTA-RS – COLHEITA DE SOJA
O setor agropecuário deve crescer mais do que o esperado no próximo ano. Foto: EXPEDIÇÃO SAFRA 2018/2019 – CRUZ ALTA-RS – COLHEITA DE SOJA| Foto: Foto: Gazeta do Povo

Se o governo está otimista com uma retomada mais forte da economia a partir do ano que vem, há pelo menos oito dados que reforçam essa tese. A expectativa é de que o crescimento econômico de 2020 será "substancialmente” superior ao observado nos últimos anos, puxado, principalmente, pelo setor privado. A projeção oficial do ministério da Economia é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,32%, mas o número deve ser revisto para cima, ficando entre 2,5% a 3%.

Se confirmada, será a maior taxa de crescimento da economia brasileira desde 2014, quando começou a recessão, que durou até o fim de 2016. Em 2017 e 2018, apesar de o Brasil ter saído da crise, o PIB cresceu apenas 1% e 1,1%, respectivamente. Neste ano, o desempenho deve ser semelhante. Dados do último Boletim Focus, do Banco Central, apontam para crescimento de 1,1%.

Já para 2020, as instituições financeiras acreditam que a economia pode avançar em 2,24%. Divulgado no Boletim Focus, o número está revisado para cima semanalmente, fruto dos bons indicadores econômicos em algumas áreas, da taxa de juros baixa e da agenda de reformas macroeconômicas em andamento. Há quatro semanas, por exemplo, o mercado esperava um crescimento de 2,08% para o próximo ano.

Confira alguns dados e indicadores que têm levado o governo e o mercado a acreditarem que a economia vai melhorar a partir de 2020.

Taxa de juros

O Comitê de Política Monetário (Copom) do Banco Central deu continuidade neste ano à política de redução da taxa básica de juros, a Selic. A taxa, que estava em 6,5% no começo no ano caiu para 4,5% na última revisão feita pela autoridade monetária. É o patamar mais baixo na série histórica.

Em geral, juros mais baixos tornam o crédito mais barato, estimulando investimentos e o consumo de bens duráveis. O efeito da queda de juros demora, normalmente, de seis a nove meses para se refletir na economia, o que indica que em 2020 o Brasil sentirá os efeitos positivos da taxa Selic mais baixa da história.

Demanda industrial em alta

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais iniciou o quarto trimestre do ano com alta de 1,8%, na comparação com setembro. Foi a segunda alta pelo segundo mês consecutivo. Com esse resultado, o trimestre móvel encerrado em outubro registrou crescimento de 2,4%.

Basicamente, o indicador calcula tudo que foi produzido pela indústria no país, mas não foi exportado – ou seja, ficou para consumo interno (ou estoques) –, e adiciona as importações. É ele que mostra como está a demanda interna por bens materiais. Foi a primeira vez no ano que indicador teve duas altas consecutivas, ensaiando uma retomada.

PIB do agro

O setor agropecuário deve crescer mais do que o esperado no próximo ano, avalia o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A previsão é que o PIB do setor avance de 3,2% a 3,7%. Os valores projetados são mais do que o dobro do esperado para este ano: 1,4%.

As expectativas otimistas se justificam porque, para 2020, é esperada a maior safra da história. Segundo o Ipea, a soja, o segmento com maior peso, vem sendo o principal produto agroindustrial da pauta de exportação, se beneficiando da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, e da baixa nos estoques do grão no país asiático.

Outro segmento que deve se destacar no próximo ano é a pecuária. Segundo o Ipea, em 2020, a pecuária deve apresentar um recorde de produção no país, impulsionada principalmente pelo aumento na demanda de países como China, Hong Kong e Emirados Árabes.

PIB do setor privado

Dados do PIB do terceiro trimestre de 2019, divulgado pelo IBGE, mostram que o setor privado vem ensaiando uma retomada. O componente do PIB que mede o investimento privado é a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). Ele computa investimentos feitos pelas empresas em máquinas e equipamentos. Segundo o IBGE, esse indicador subiu 2% no terceiro trimestre em comparação ao trimestre anterior e 2,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Confiança indústria

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), atingiu 96,3 pontos em novembro, o maior nível desde maio de 2018 (97,2 pontos). Se consideradas as médias móveis trimestrais, o indicador subiu pela primeira vez desde março ao passar de 95,3 pontos para 95,5 pontos.

Segundo o Ibre, a alta registrada foi bastante expressiva e disseminada em todos os setores, puxada principalmente pelas expectativas positivas para a produção. Porém, o indicador ainda permanece abaixo de 100 pontos, um patamar considerado historicamente baixo.

Confiança do serviço

Outro índice de confiança que está melhorando é o do setor de serviços. Também medido pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) alcançou 95,0 pontos em novembro, o maior nível desde fevereiro deste ano (quando era de 96,5 pontos). O setor de serviços representa mais de 60% do PIB brasileiro. No terceiro trimestre deste ano, ele foi o principal vetor de crescimento da economia doméstica, com alta de 0,4% de julho a setembro.

Dívida pública em queda

O governo revisou, em dezembro, as suas projeções para a dívida pública brasileira para um cenário mais otimista. O Tesouro Nacional projeta que a dívida bruta ficará, neste ano, em 77,3% do PIB, ante 80,3% previstos anteriormente. Já para 2020, a estimativa da dívida passou de 81,7% do para 78,2% do PIB. Em 2021, o percentual em relação ao PIB deverá cair para 77,9%. A revisão aconteceu devido ao resultado acima do esperado para o PIB do terceiro trimestre (0,6%) e também ao recebimento de parte dos empréstimos que os governos de Dilma Rousseff (PT) fizeram ao BNDES. Ao todo, o banco já devolveu R$ 123 bilhões aos cofres públicos.

Venda de papelão ondulado

A venda de papelão ondulado cresceu 4,15% em novembro, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). Foi o melhor desempenho para o mês desde 2005. Com isso, a venda atingiu 13.441 toneladas no ano, nível também recorde da série histórica. O papelão ondulado é usado para fazer embalagens, como caixas, acessórios ou chapa. Venda em alta desse produto significa que as pessoas estão consumindo mais produtos. Por isso, ele também é considerado um indicador do desempenho da economia.

76 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 76 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Rogério R

    ± 7 dias

    Bolsonaro sempre esteve certo: é só trabalhar e não roubar que o país funciona!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • H

      Humberto Bertolini

      ± 5 dias

      Marcos: Se não acredita em fatos e dados, mas sim no discurso do Molusco, ninguém vai te aguentar com sua cegueira e PTismo quanto pior melhor!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      Marcos: PANACA útil. Você não deve nem tá comendo carne mais. Pobre útil kkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 7 dias

      Ai meu Deus, você acredita no Bolsonaro. Pára com isso. É vergonhoso! Cara saiu com desonra do Exército (nunca na TV apareceu um chefe dele falando); no Congresso Nacional ficou encostado no fundão, por 28 anos, fazendo sabe-se lá o que! O roubo continua, só mudou a forma, o mecanismo. Santa ingenuidade deste povo bobão. Brasil não tem jeito. Com um povo abestalhado feito o nosso, senta e chora. Eu só me pergunto onde estava a tal "direita" durante os 13 anos de PT. Só quando a lama cobrir o pescoço, apareceram dando a suposta solução e se arvorando como portadores da verdade. Acorda filho. Tá batendo palma para ********* miliciano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 7 dias

    Guia rápido de como fazer um país prosperar: 1º: Chute a esquerda para escanteio Fim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • H

      Humberto Bertolini

      ± 5 dias

      É o célebre ditado: quando a esquerda tenta se eleger para destruir o país. Quando ganha a eleição ela consegue!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      E eu complemento com o guia oposto: como fazer a economia do país ir para o buraco e o crime explodir nas cidades? Simples! Bote a esquerda no poder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    ODERLON BARBOSA MATOS

    ± 7 dias

    Benza Deus é o Nosso País dando Certo! Avante Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 7 dias

    O Brasil entrando nos eixos! Parabéns novo governo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ██

      ± 7 dias

      O povo já entrou no "eixo"....há muito tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    Procurem quem é NABHAN GARCIA. SECRETÁRIO DE ASSUNTOS LATIFUNDÁRIOS. LOGO ESTAREMOS SEM COMIDA DECENTE À MESA. RESTAURANTE VÃO COMPRAR DE QUEM, SE VAI SER TUDO VENDIDO? PRIVILÉGIO PARA OS BANQUEIROS, E OS DESTRUIDORES VÃO PARA MIAMI E SUÍÇA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • H

      Humberto Bertolini

      ± 5 dias

      Previlégio de banqueiro Foi o período do PT. Deixaram dezenas de bancos irem embora e Fundirem-se formando um oligopólio! Onde estava o CADE e o BC na época do PT? O que salva o consumidor é a concorrência!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Elza Janzen

      ± 6 dias

      Privilegio pra banqueiros foi quando os 2 governos PT começaram a subsidiar crédito com dinheiro impresso, gerando inflação e criando desemprego em massa. E eles ainda tem a cara de pau de falar que são do povo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luis Renato Queiroz

      ± 7 dias

      Você não tem noção do que fala! Por favor leia um pouco sobre economia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      O que você escreveu aqui não faz o menor sentido. Não dá nem para entender do que você está falando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Dimas

      ± 7 dias

      Cara a cara, para esquerda não vai mudar nada, porque eles já compraram nós Estados Unidos, aqueles que sugam os pais capitalistas e os que sugam o estado, se vc não a vomida que entra na mesa dos brasileiros, vem da agricultura familiar, e não dos grandes latfundios da agropecuária, esses geram divisas para o país

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 7 dias

      B. Oshta tem a capacidade de só falar besteira inútil, kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      Chola! KKKKKKKKKKKKKKKK

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dorvalino Hass

    ± 7 dias

    Chora estrema esquerda, o choro é livre e grátis, bom está em Cuba e Venezuela, mudem-se para lá. UM FORTE ABRAÇO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      BS: que bom que você respeita a liberdade de pensamento. Na esquerda, isto não é muito comum.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      Pense o que quiser.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 7 dias

    Se tivéssemos uma imprensa que notícias apenas os fatos , nossa economia estaria melhor ainda . Mas infelizmente ela está infestada de ******s comunistas que propagam apenas notícias ruins , tentando deixar nosso povo pessimista com o futuro .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Aposto que o BS nem sabe que é graças aos "agrotóxicos" que a produção de alimento no mundo de hoje consegue atender a uma população tão grande. E aposto mais ainda que ele não tem nenhuma proposta alternativa de como alimentar tanta gente sem o uso de agrotóxicos. Enfim, desinformação total. E o cara ainda vem aqui querendo dar uma de comentarista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 7 dias

      BS.: Qual a sua proposta? proibir agrotóxicos e matar os mais pobres de fome? Deixa de ser burro e pare de criticar coisa que não sabe. Se nao tem nenhuma alternativa melhor, atenha-se a ficar calado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      João, o B.S. tá nesta onda de pessimismo. Não consegue ver a luz através da cortina de fumaça vermelha que o envolve.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      A única infestação está nos agrotóxicos que você come.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 7 dias

    E os esquerdóides socialóides choram com as boas notícias nos diversos setores e principalmente no Agro. Chorem excrescências úteis. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK chora mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      BS, firme torcendo contra o Brasil!! Se daqui a três anos, o país estiver melhor, você vai ter a humildade de vir aqui pedir desculpas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      À vontade para chorar logo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diniz

    ± 7 dias

    O futuro é promissor! A equivocada ideia de que tudo tem que ser estatal levou o Brasil ao caos. A iniciativa privada é muito mais eficiente e competente. As estatísticas comprovam isso. Hoje, o Brasil tem a melhor equipe ministerial de todos os tempos. O ministro da infra estrutura, por exemplo, tem feito um trabalho excelente, que ainda não é percebido pela maior parte da população, mas que terá efeitos positivos duradouros e fundamentais ao país. A verdade precisa ser mostrada, pois a extrema imprensa a serviço da esquerda se apega a frases soltas para induzir as pessoas a pensarem que estamos piorando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    Vai faltar comida na mesa de quem mora na cidade. As pessoas do campo vão para as favelas. O Brasil vai ser destruído. Acordem enquanto é tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Não existe nenhuma evidência de que o que você está falando vai acontecer. Você é livre para sonhar com um futuro sinistro e catastrófico para o país, mas felizmente, todos os indícios apontam para o caminho oposto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 7 dias

      B. Tem a capacidade de só falar besteira inútil, kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz lima

      ± 7 dias

      teu c.ú

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      Mirtão: Nossa, que argumentação. Parabéns.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    O futuro é triste. Deem um Google em quem é "Naban Garcia", o Secretário de assuntos latifundiários. Estamos entregando nossa nação. Todos os donos das grandes mídias são latifundiários. Vejam os dados do Agronegócio. O agro não é pop, é de uma minoria. Plano sujo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      De novo esta história? Isto é fixação ou obsessão?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      Mirtão: O choro não será só meu. Ao menos anulei meu voto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      "Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos

    ± 7 dias

    https://portal.fgv.br/think-tank/percepcoes-crise

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    Uma pessoa inteligente usa o máximo de instrumentos possíveis. Não votei no segundo turno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Então use o seu cérebro, já que ele não deixa de ser um instrumento - e dos melhores. Comece a usá-lo, ainda dá tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      BS.

      ± 7 dias

      Mirtão: Terei orgulho de ter ANULADO meu voto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    "Dólar e combustíveis. A bomba está armada?" https://www.youtube.com/watch?v=vrNW9WSknJU

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 7 dias

    Mentira. https://www.youtube.com/watch?v=NYcgsSy9Tnk Vejam e abram a cabeça. O pequeno agricultor estará logo destruído em termos de competitivade. As crianças não terão merenda. Nossas terras serão logo usadas para produzir para fora. Agrotóxicos estão destruindo nossas famílias. Boa sorte Brasil. A verdade sempre aparece. Deus nos ajude enquanto o fanatismo de alguns pelo bozonaro durar. Não se arrepender é falta de inteligência."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      A agricultura pequena é improdutiva mesmo, qual é a novidade? Por que você acha que no mundo inteiro o agronegócio se profissionalizou e gerou grandes conglomerados industriais, de alta produtividade e alta lucratividade? E, saiba você, é justamente graças a ELES que tem comida para a população enorme do mundo todo! Acorde, rapaz. Você só fala besteira por aqui. Totalmente por fora da realidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo

      ± 7 dias

      O mundo vai acabar por um cataclisma climático. Todas as especies serão extintas. Ilhas serão inundadas. Uma nova era do gelo virá. Cidades serão engolidas por tornados e inundações... Pessoas burras são mais vulneráveis a discursos alarmistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 7 dias

    E o Lularápio se revira todo no túmulo ao saber de notícias com estas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      A Esquerda não tem conhecimento nem competência para fazer a economia de um país prosperar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ABEL BISPO DOS SANTOS

    ± 7 dias

    Parabéns à Gazeta do Povo, por mostrar o lado otimista na economia,diferente de outros jornais que só sabem criticar o Governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Aliás, já que estamos tocando no assunto... Marcos, você por acaso é um daqueles que vibrou naquela época do governo PT pré-crise, quando a The Economist fez aquela capa vergonhosa mostrando que o Brasil estava "decolando"? Pois é, a The Economist é que passou vergonha - pouco tempo depois, veio a maior crise econômica da história do país. E se você acreditou naquele oba-oba todo, passou vergonha também. E ainda vem aqui dizer que NÓS é que vamos passar vergonha? Vê se te enxerga.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Marcos, deixa de ser infantil. Estamos falando aqui de coisa séria, dos números que mostram o resultado positivo da Economia e da tendência de crescimento que eles estão apontando. E aí vem você aqui falando em "fazer arminha"... não tem vergonha, não? O Jardim de Infância é ali do lado, você errou de endereço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 7 dias

      Faz arminha aí! Vai passar vergonha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 7 dias

    Ainda bem que temos o Guedes na Presidência da república.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Costa.

    ± 7 dias

    Puxa vida ,tenho que tirar o chapéu ,, a primeira reportagem da Gazeta ,falando em progresso ,em futuro melhor, em possibilidade de dar certo . Fico feliz ,que o jornal comece a olhar o outro lado também. Chega de mal criação e sacanagem ,vamos lutar para melhorar o Brasil,não piora-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARLINEU RIBAS

    ± 7 dias

    O país está começando a demonstrar que está seguindo um caminho desejado pela população. É possível ver isso no dia a dia das ruas. Porém a LavaJato regrediu em 2019. A corrupção é o grande desafio para a nação Brasileira. Nesse sentido o poder público está devendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Marcos, tem gente que só vê o lado bom das coisas. Você só vê o lado ruim. Ambos estão errados. Nenhuma pessoa com um mínimo de inteligência acreditaria que o país, vindo do buraco em que estamos, da noite para o dia se tornaria um paraíso. O importante é a tendência, o que está apontando para o futuro. Economia é um processo no tempo, não é instantâneo. Estamos ainda CHEIOS de problemas, e nem poderia ser diferente. Mas muita coisa certa já está sendo feita. E não há outro caminho possível a não ser começar por aí.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 7 dias

      Lembro de um amigo, Bozo roxo, que em fevereiro estava vendo o Brasil em ampla melhora, ao redor dele, na rua, no shopping, no mercado. Estávamos andando na rua, parei e falei pra ele: " Deixa de ser ******, onde você anda só tem classe A e B; vai onde tem problema.". As pessoas fantasiam coisas, a imaginação é estimulada pelo ódio e pela utopia. Acho que a maioria dos cidadãos está fantasiando. Não há otimismo, porque o investidor foi embora, vide o leilão do petróleo. Cuidem do trabalho e das reservas pessoais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos

      ± 7 dias

      Delira.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio

    ± 7 dias

    Pais pobre que terá um susto e melhora dos indicadores, depois um desenvolvimento, e infelizmente muitos com dinheiro no bolso e políticos querendo poder, ai fecha o ciclo da bonança, com troca de poder (PT VOLTA) e com dinheiro na mão e querendo fazer uma revolução bolivariana, ai....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Deixa de ser pessimista. Você não ganha nada com isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 7 dias

      ""Chola. Chola mais petebinha. A melhor parte é ouvir o chororô dos vermelhinhos regressistas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK" "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 7 dias

    As coisas na economia demora a acontecer, mas quando se faz uma política econômica correta, os indicadores começam a mudar, o otimismo volta e a velocidade do crescimento também acentua-se. Poderemos ter surpresas nos próximos anos, com índices superiores aos que os especialistas apontam. E quanta mentira e pressão em sentido contrário: que Paulo Guedes não iarse da bem com o Congresso; que Moro e o Presidente estão em rota de colisão; que ministros da educação, do meio ambiente e outros são despreparados, e por ai vai. Espere só mídia esquerdista porca! Já estão tendo que anunciar os dados positivos. Felizmente temos uma GAZETA DO POVO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      Pois é. E os detratores de plantão ficam vindo aqui falando mal só porque o país não se tornou uma Suíça com apenas um ano de política econômica correta. É muita vontade de falar mal, cegueira ou torcida contra, mesmo - ou então total ignorância econômica.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 7 dias

    A retomada vem começando a surtir efeito, deixem o governo trabalhar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dylan Rees

    ± 7 dias

    Trabalharam para descarrilhar este governo. Continuam tentando. Mas aos poucos perderão a voz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 7 dias

      A esquerda está tentando derrubar este governo desde que saiu o resultado das eleições, antes mesmo dele assumir o poder. E depois acusam a direita de ser "fascista", "nazista", etc. Eles é que são antidemocráticos, só aceitam o resultado das urnas quando eles é que ganham.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 7 dias

    Para bens Gazeta do Povo, unica imprensa realmente agem com total imparcial, espero que continue assim com as informações serios e verdadeiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.