• Carregando...
Fachada da nova loja da Apple em Beijing | Jason Lee/Reuters
Fachada da nova loja da Apple em Beijing| Foto: Jason Lee/Reuters
  • Refinaria da Exxon Mobil em Baytown, Texas

No começo, foram apenas algumas horas, na segunda-feira. Depois, o mercado sacramentou: a Apple é a empresa mais valiosa do mundo (pelo menos por enquanto).

A empresa, criadora de iPads, iPods, iPhones e outros gadgets con­­sagrados, ultrapassou a pe­­tro­­lífera Exxon Mobil e agora tem um valor próximo de US$ 374 bilhões. O número exato de­­ve variar bastante nos próximos dias, e os analistas acreditam que as duas empresas devem se revezar no primeiro posto mais algumas vezes, enquanto o mercado estiver volátil – ou seja, submetido a esses altos e baixos que ocorreram nos últimos dias.

Embora a Apple esteja em um excelente momento, essa escalada não tem tanto a ver com o seu desempenho, mas com a queda no preço das ações da Exxon. O mercado de petróleo caiu muito nas últimas semanas devido à crise da dívida americana, às dificuldades financeiras de países europeus e ao consequente temor de que o mundo vá entrar em recessão. Se isso acontecer, pessoas e empresas vão consumir menos derivados de petróleo (seja como combustível ou como plásticos e tecidos sintéticos, por exemplo), o que contribuirá para reduzir os lucros da empresa.

Por isso, muitos especialistas acreditam que a Exxon deve voltar ao topo assim que as coisas se acalmarem na economia global. "Estamos certos de que a Exxon voltará firme e forte", diz An­­drew Lipow, presidente de uma empresa de consultoria ligada à área de exploração e refino de óleo. Charles S. Golvin, analista especializado em tecnologia móvel da consultoria Forrester Research, tem opinião semelhante. "Para que a Apple continue a ser bem sucedida, ela terá de dar um salto em sua própria visão de inovação e design antes que seus competidores, como Google e Amazon, estreitem a diferença entre eles nos mercados de smartphones e ta­­blets", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]