Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião

A caderneta e o beisebol

Já parou para pensar em por que o futebol é mais popular do que o beisebol e o futebol americano? Pessoalmente, eu tenho minha teoria, e a simplicidade é a chave. Para jogar futebol, você precisa de uma bola e só. O resto – a marcação do campo, o gol, etc – cai no território do improviso.

Com os outros esportes a questão fica mais complicada. Precisa ter tacos, luvas, equipamentos de proteção, aquele gol em forma de "Y". Ou seja, é preciso ter uma série de recursos adicionais, que se tornam um obstáculo à prática.

Esse obstáculo, como sabem bem os adeptos brasileiros dessas modalidades, só é vencido com muito esforço. Quem gosta do esporte topa esses sacrifícios em nome da diversão que antecipa. Mas vá convencer o vizinho a continuar jogando beisebol depois da primeira bolada...

A caderneta de poupança é o futebol das aplicações financeiras. Tem regras simples, está disponível em qualquer instituição, não precisa de muito dinheiro para investir. Ou seja, não impõe barreiras à entrada de novos poupadores. Por isso funciona bem e é tão popular.

Mas as mudanças que o ministro Mantega anunciou ontem complicam um bocado o negócio. Na prática, o investidor não sabe de quanto será a tributação da poupança, porque ela pode aumentar se a Selic diminuir. Enquanto isso, o IR sobre os fundos de renda fixa cai – mas só até o fim deste ano. E o pior é que o problema não se resolve. Em algum momento será necessário retomar toda essa conversa.

Para continuar com as analogias esportivas, tão ao gosto do presidente Lula, o risco é que a manobra se revele um verdadeiro gol contra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.