• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Prevenção contra pragas virtuais ainda é muito difícil

Mikko Hypponen, pesquisador-chefe da F-Secure, multinacional finlandesa de segurança eletrônica, explica que um ataque cibernético pode custar pouco mais de US$ 100 por dia para interessados em causar o caos. Basta encontrar alguém disposto a alugar redes de computadores comprometidas, em que PCs zumbis são usados para engrossar eventuais operações DDOS.

Leia a matéria completa

Escola de hackers éticos

Nos filmes e no imaginário popular, os hackers ocupam os papéis de supervilões. No meio acadêmico, porém, há até quem os considere uma parte fundamental da democracia on-line, o que explica a decisão da escocesa Abertay University de criar o programa de hacking ético. O recrutamento de tenentes para batalhas virtuais poderá impulsionar tal cadeira universitária, como acredita o coordenador Colin McLean: "Muita gente pode saber como invadir sistemas, não defendê-los. Estamos treinando gente cujas habilidades serão bastante valorizadas no mercado." Os interessados em ingressar no curso de três anos têm de passar por rigorosas entrevistas e checagem de antecedentes.

Rio de Janeiro – O século 21 poderá ficar marcado como a era do advento do front ciberespacial, em que senhores da guerra, terroristas ou meros criminosos aproveitam-se de um mundo cada vez mais conectado tecnologicamente para atingir seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente. Uma realidade em que poder econômico ou político já não é mais o único fiel da balança no campo de batalha.

Foi esse, ao menos, o cenário vislumbrado entre maio e junho últimos, quando a Estônia, a ex-república soviética que se transformou num dos países mais avançados do mundo em termos de conectividade (apelidado de e-Stonia), viu-se literalmente isolada do mundo por força de mega-ataques de hackers, aparentemente motivados pela polêmica remoção de um memorial em homenagem aos soldados da URSS mortos na Segunda Guerra, erguido em 1947 em Tálin, a capital estoniana.

Durante quase uma semana, websites de órgãos governamentais, bancos e até escolas do país foram bombardeados por um tipo de ataque batizado de DDOS, em que redes de computadores são usadas, muitas vezes sem o conhecimento de seus usuários, para inundar servidores com pedidos de acesso, até derrubar o serviço. De acordo com o governo estoniano, páginas que normalmente recebiam uma média de mil visitas por dia de repente viram-se atingidas por milhares de acessos por segundo. Uma força-tarefa montada pelo governo conseguiu evitar transtornos maiores.

Rússia vs. Estônia

O timing dos ataques e a descoberta de IPs russos durante a operação de defesa resultou numa óbvia acusação a Moscou, algo que as autoridades do governo Putin negam veementemente.

A crise, porém, despertou um amplo debate, a ponto de a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) preparar um relatório especial sobre a e-guerra, em que defendeu a criação de um centro de defesa cibernética. "Ainda não existem provas do envolvimento de estados em ataques cibernéticos. Isso é muito mais uma questão de rumores e acusações. Mas há algum tempo já se discute este novo front. Uma guerra eletrônica pode ser mais eficiente que uma operação militar tradicional. Por que bombardear uma ponte quando se pode, por exemplo, desabilitar a internet ou as telecomunicações de um país? É preciso lembrar, porém, que mesmo aspectos físicos da infra-estrutura hoje estão sob controle eletrônico" explica Colin McLean, professor da Abertay University, da Escócia, que conta com um programa de hacking ético.

Iraque

Entre outras acusações, há rumores de que ataques eletrônicos já teriam sido usados na primeira Guerra do Golfo, com os americanos desabilitando o sistema de defesa anti-aérea do Iraque. Os Estados Unidos, por sua vez, insinuam que a China emprega hackers para tentar invadir sistemas estratégicos, como os do Pentágono e da Nasa. No entanto, especialistas alertam que o cenário é muito mais fragmentado que organizado, como a própria natureza da internet.

"Um ataque vindo da Rússia não quer dizer que tenha sido autorizado por Moscou. Qualquer hacker com um pouco mais de experiência pode organizar um ataque deste tipo, e há relatos de que alguns russos chegaram a postar instruções em sites de relacionamentos para que usuários comuns mais patriotas ajudassem na operação", afirma David Drab, consultor americano em assuntos de segurança eletrônica. A facilidade com que as brechas do ciberespaço podem ser aproveitadas é ainda mais impressionante do que parece.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]