• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A primeira empresa do Paraná a ser registrada na modalidade de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), novo regime jurídico criado pela Lei Federal 12.441/11, e que passou a vigorar no início de janeiro, é de Irati, no Sudeste do estado. A loja Cristina Calçados, que ganhou a estranha expressão "Eireli" na razão social, foi registrada em nome da estudante de Medicina Patrícia Muchau, como presente da família, que é dona de outros pontos de varejo na cidade. A Cristina Calçados, apesar de estar no nome de Patrícia, vai seguir administrada pelos pais, Oscar Luiz Muchau e Rosani Cristina Muchau (foto). As principais vantagens da Eireli são permitir que empresas sejam constituídas sem a necessidade de sócios e garantir o patrimônio pessoal do empreendedor. De acordo com a nova legislação, pessoas físicas com capital mínimo de 100 salários mínimos (R$ 62,2 mil) podem cadastrar as empresas no regime e declarar o valor com terrenos e máquinas, por exemplo. A documentação necessária para aderir pode ser consultada no site da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) ou em um dos 45 escritórios do órgão. Oscar Luiz Muchau, que gerencia as lojas da família, conversou com o repórter João Pedro Schonarth.

O que levou a família a buscar a nova legislação?

Desde setembro a empresa que faz a nossa contabilidade nos alertou sobre a legislação. Começamos então a reunir os documentos para nos adequar à Eireli e no início de janeiro fomos à Junta Comercial do Paraná para fazer o registro. Temos, há 14 anos, outras quatro lojas na cidade, de confecções e de artigos esportivos, e estamos estudando transformá-las em Eireli também.

A família é bastante empreendedora, tem várias lojas. Por que esta foi registrada para a Patrícia?

Tanto ela como a minha outra filha têm uma loja sob seu comando. Faço isso como um presente da família para elas, para que tenham responsabilidade. Na Cristina Calçados, loja enquadrada como Eireli, há 11 funcionários. A Patrícia está no segundo ano de Medicina e está gostando da faculdade. Mas as minhas duas filhas gostam da área comercial e lá na frente, depois de se formar médica, ela pode ter outra opção, que é a loja. É um investimento.

* * * * *

Olha o Matte!

"Olha o Matte, Matte Leão. Olha o Matte, Matte Leão..." O jingle lançado no início dos anos 90 para divulgar o chá da empresa centenária – adquirida há alguns anos pela Coca-Cola – vai voltar às rádios do Paraná e de São Paulo, área em que a Spaipa produz e distribui os produtos Coca-Cola e Heineken. A empresa percebeu que a música tem ainda forte recall junto aos consumidores e vai usá-la na próxima campanha publicitária da marca.

A nova versão do jingle foi criada pelos mesmos autores da original: Ricardo Saporski, diretor musical da produtora Udog, e Dulcídio Caldeira, diretor de cena. Saporski explica que na ideia inicial o objetivo era lembrar os vendedores de mate das praias do Rio de Janeiro.

A melhor

Com 30 anos de mercado, a paranaense Germer Porcelanas Finas foi eleita a melhor fornecedora da hotelaria de 2011, na categoria de louças e porcelanas, uma das 36 em que se divide o prêmio. A empresa tem várias linhas desenvolvidas para o mercado hoteleiro.

A cerimônia de premiação será na segunda-feira, no Hotel Inter­­Continental, em São Paulo.

Mercado preferencial

A rede de escolas de inglês Wise Up, especializada no ensino de adultos, abre até março mais 14 escolas em Curitiba, que é um dos principais mercados para expansão da marca e passará a ter 26 unidades. No ano passado a empresa inaugurou 20 unidades fora do Brasil, das quais 12 na Colômbia, cinco na Argentina e três nos Estados Unidos. Até o fim desse ano, serão implantadas unidades também no Acre e em Manaus.

A holding Ometz Group diz que o faturamento foi de R$ 221 milhões em 2011, 60% maior do que no ano anterior.

Conta nova

A próxima campanha de divulgação da cooperativa médica Unimed Londrina entra no ar em março e levará a assinatura da JWT, agência liderada por Guilherme Gomide em Curitiba, que acaba de conquistar a conta.

Bolinhos

As empresárias Ignez e Caroline Strobel estão franqueando a marca que criaram há dois anos para vender cupcakes para os curitibanos, e esperam quintuplicar o faturamento. Os bolinhos da Cupcake Company vão estrear no sistema de franquia em uma loja que será inaugurada em fevereiro no Shopping Palladium. O plano de negócios prevê a abertura de mais quatro a seis lojas neste ano, em cidades do Paraná e de Santa Catarina.

Cada unidade emprega de oito a 12 pessoas e exige investimento de R$ 200 mil, em contrato de cinco anos.

Almoço caro

Almoçar fora de casa custa em média R$ 24,91 para os curitibanos, valor que está em sexto lugar no ranking elaborado pelo Instituto Datafolha em parceria com a Alelo, administradora de cartões-benefício e cartões pré-pagos. A média nacional é R$ 27,46 por refeição. O almoço mais caro está em São Luís, no Maranhão, e o mais barato, em Cuiabá, onde se pode comer fora pelo valor médio de R$ 20,18.

A pesquisa aponta algumas curiosidades: as maiores altas ocorreram nas cidades do Nordeste, região em que o almoço fora de casa é mais caro; as bebidas e o café são as maiores influências para o aumento de preços; e a escolha pelo self service cai enquanto avançam o prato comercial, o executivo e o serviço à la carte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]