Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Organização

A sujeira que ninguém vê

Computador limpo roda melhor e evita surgimento de doenças respiratórias e dermatológicas

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

Desde criança, as pessoas aprendem a importância da higiene para evitar a transmissão de doenças e outros inconvenientes. Um assunto que deveria entrar no programa de aulas das escolas é o cuidado com a limpeza do computador, porque não é difícil encontrar máquinas encardidas por aí. O problema é que o excesso de sujeira, além de trazer problemas respiratórios e dermatológicos, também prejudica o desempenho do micro.

Existem diversas pesquisas que mostram que teclado e mouse têm mais bactérias e fungos do que um vaso sanitário, como os estudos pioneiros do microbiólogo Charles Gerba, da Universidade do Arizona (Estados Unidos). Isso porque as pessoas costumam comer na frente do PC e não o limpam com tanta freqüência como limpam o banheiro. Desta forma, há o risco de contrair enfermidades leves, pneumonia ou septicemia (infecção geral grave do organismo).

Como se já não bastasse, a imundície pode piorar o desempenho do PC. Quando o cooler de um processador está tomado de poeira, por exemplo, há o risco de o processador superaquecer, o que pode causar travamentos inexplicáveis e até perda de trabalhos ou do sistema operacional, como explica Mario Suchara, administrador de redes da empresa Delta Cable. "Para resfriar o processador, o cooler possui um dispersor de calor normalmente de alumínio ou cobre e com muitas ranhuras. O ideal é limpar as ranhuras a cada dois meses", orienta.

Em geral, os fabricantes recomendam nos manuais de instrução limpar a parte externa dos equipamentos de informática com um pano úmido e sabão neutro, sem produtos químicos de limpeza. Porém, Leandro Amim, consultor da E-Net Security Solutions, diz que é possível usar produtos que não contenham amônia. "Existe também aquela pasta de limpeza, mas eu não a recomendo porque ela pode amarelar as peças", acrescenta. Aliás, o mercado está cheio de acessórios específicos para limpeza de computadores, como miniaspirador e tubo de ar comprimido, que devem ser usados com cautela, para evitar o desprendimento de peças pequenas.

Segundo Amim, para limpar o teclado dá para usar uma escovinha ou um pincel, além do pano. Nos mouses de tração, que têm aquela bolinha, o jeito é abrir a tampa inferior e limpar as roldanas, para melhorar o desempenho do acessório. Quando o mouse for óptico, a limpeza deve ser só por fora.

Limpar o monitor exige alguns cuidados extras. Evite usar pano molhado, pois se a água cair dentro do equipamento pode ocorrer um curto-circuito. Monitor que tem tela anti-reflexiva não pode ser limpo com álcool, sob pena de estragar a proteção. Quando o equipamento tem tela LCD, a limpeza não pode ser feita com muita pressão, para não deixar marcas irreversíveis.

Além de manter o computador limpo fisicamente, convém deixá-lo organizado e limpo virtualmente, mais uma vez em prol do desempenho. "Mantenha a área de trabalho limpa, com poucos ícones, imagens de fundo leves e procurando evitar muitos enfeites. Se é enfeite, lembre-se que ele ocupa memória, processamento e espaço", explica Suchara. Para tanto, use as ferramentas de limpeza de disco, apague arquivos da lixeira e desinstale programas não usados. Outra recomendação é começar tudo do zero de vez em quando, opina Leandro Amim. "O Windows é degradável e com o tempo vai ficando ruim, por isso a solução é formatar o disco de tempos em tempos." Isso sem esquecer de fazer um backup para salvar os arquivos importantes, claro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.