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Curitiba – O Procon do Paraná abriu um processo administrativo contra a empresa Ibicred/Ibibank S/A – financeira que administra os cartões C&A –, acusada de propaganda enganosa e métodos comerciais desleais. Foi ajuizada uma multa cautelar de R$ 300 mil contra a financeira. Segundo o presidente do Procon-PR, Algaci Túlio, o problema é o tipo de abordagem realizada. "A principal reclamação dos consumidores é a forma, às vezes constrangedora, da abordagem na rua, no centro de Curitiba, por grupos de funcionários da empresa com ofertas de brindes, que não existem, para que entrem na loja", disse. "Os clientes são induzidos a adquirir, sem qualquer informação, produtos e serviços de que não necessitam ou nem mesmo têm conhecimento", disse Túlio.

O líder de vendas da Ibi em Curitiba, Daniel Martins, afirma que nenhum cliente é obrigado a aceitar os produtos financeiros. "Nunca oferecemos brindes. O cliente só vai adquirir o cartão de crédito, por exemplo, se assinar o contrato." As metas de venda podem influenciar diretamente na maneira da abordagem. "A pressão é muito grande e força os funcionários a radicalizar. Os supervisores sabem disso e incentivam", disse Tina Santos, que trabalhou por três anos na C&A.

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