• Carregando...

As bolsas de valores amargam forte queda nesta sexta-feira (24), arrastadas pelas ações de bancos. Os papéis dessas instituições recuam forte, depois que dados mostraram que a economia da Grã-Bretanha encolheu no terceiro trimestre, aumentando a probabilidade do país entrar em recessão.

Por volta das 9h (horário de Brasília), a bolsa de Londres caía 6,78%. Em Paris, o indicador CAC-40 despencava 7,66%, enquanto o DAX da Alemanha caía 8,30%. Na Espanha, o Ibex caía 6,23%. O movimento era incentivado por resultados de companhias, que aumentaram a tensão entre os investidores. "É sem dúvidas chocante, ninguém estava esperando isso", disse Edward Menashy, economista do Charles Stanley em Londres. "A queda do mercado japonês é inacreditável. O temor hoje é que as operações de carry trade japonesas comecem a ser desfeitas."

O recuo do PIB britânico deve aumentar expectativas de que o Banco da Inglaterra corte juro em mais 0,5 ponto percentual no próximo mês, à medida que a economia parece se rumar para a primeira recessão desde o começo da década de 1990.

O pessimismo se espalhou pelo continente, com uma pesquisa feita com empresas mostrando que economia do setor privado da zona do euro em outubro teve seu pior abalo desde a união monetária, e está em rumo ao pior desempenho desde a recessão do início dos anos de 1990.

Ásia

Na Ásia, as principais bolsas da região também encerraram as negociações com grandes perdas. O pior desempenho foi registrado em Seul, na Coréia do Sul. O principal índice sul-coreano, o Kospi, deu prejuízo de 10,57% após más notícias sobre a economia do país, que registra o crescimento mais baixo desde 2005 .

No Japão, o índice Nikkei despencou ao encerrar o pregão com perdas de 9,59%, transpondo negativamente a barreira dos 8 mil pontos. Nikkei perdeu 811,90 pontos e concluiu a sessão em 7.649,08, o nível mais baixo desde abril de 2003. A Bolsa de Valores local já acumulou perdas de 12,02% ao longo da semana e 32,08% desde 1º de outubro.

O indicador Topix caiu 7,52%. E o dólar resgistrou a cotação mais baixa em 13 anos no Japão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]