• Carregando...

As bolsas de valores norte-americanas fecharam em baixa nesta segunda-feira (03), com o índice S&P 500 caindo ao menor patamar em 13 meses. Os investidores continuam preocupados com a possibilidade de a situação na Grécia piorar ainda mais e afetar a Europa.

O Dow Jones, principal índice das bolsas dos Estados Unidos, fechou com baixa de 2,36 por cento, a 10.655 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 2,85 por cento, a 1.099 pontos, enquanto que o indicador tecnológico Nasdaq teve baixa de 3,29 por cento, a 2.335 pontos.

Investidores atribuíram as perdas ao forte recuo nos papéis do grupo financeiro franco-belga Dexia, que cederam 10 por cento após um alerta da Moody's a respeito de sua liquidez por causa de sua exposição à Grécia.

Os mercados têm temido que as autoridades europeias não sejam capazes de evitar que as dificuldades fiscais na Grécia se transformem em uma crise financeira global. O governo grego informou que seu déficit ficará aquém das metas neste ano e no próximo, o que pode limitar a possibilidade de o país receber ajuda.

"A maioria dos investidores teme que os mercados na Europa ajam à frente de políticos que, por sua vez, não conseguirão chegar a nenhum tipo de solução razoável", disse o vice-presidente de investimentos da Harbor Advisory, Jack de Gan, em Nova Hampshire.

Bancos norte-americanos se tornaram alvo de especuladores. A ação do Morgan Stanley encerrou a sessão em sua mínima desde dezembro de 2008 e o custo para honrar sua dívida saltou conforme outros bancos se protegem contra a exposição a instituições financeiras e operadores apostam na piora da situação.

"Teremos um default desordenado na Grécia e pode haver outra crise nos bancos da Europa caso eles fiquem com capitalização baixa e sejam oprimidos pela dívida (soberana)", disse de Gan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]