• Carregando...

O Tratado de Livre Comércio entre Colômbia e Estados Unidos entrará em vigor no próximo dia 15 de maio, anunciou neste domingo (15), em Cartagena, o representante americano para o comércio, Ron Kirk.

"Os governos de Estados Unidos e Colômbia concluíram o trabalho técnico. A Colômbia já aprovou as leis e regulamentos necessários para que o TLC entre em vigor no próximo dia 15 de maio", disse Kirk aos jornalistas que acompanham o presidente Barack Obama na VI Cúpula das Américas.

O Tratado foi ratificado pelo Congresso americano em outubro passado, após um bloqueio de mais de cinco anos por parte de legisladores democratas, que criticavam o desempenho da Colômbia sobre direitos trabalhistas e liberdade sindical.

Santos se comprometeu com Obama a melhorar os direitos trabalhistas e a liberdade sindical, e a aprovar a legislação exigida pelos Estados Unidos referente à propriedade intelectual.

Obama também acertou com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o aprofundamento da cooperação bilateral em matéria de segurança.

O Plano de Ação Regional de Cooperação em Segurança entre Colômbia e Estados Unidos é uma resposta ao "aumento da insegurança gerada pelo crime organizado internacional", destacou o departamento americano de Estado em um comunicado.

O plano assinala a "estabelecida e ampla experiência da Colômbia para enfrentar esta ameaça e destaca a responsabilidade dos Estados Unidos para combater o narcotráfico".

O comunicado afirma que "o reforço da coordenação legal entre Estados Unidos e Colômbia (...) permite enfrentar de maneira mais efetiva a ameaça do crime organizado multinacional".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]