Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP) aprovaram ontem o plano de demissões voluntárias apresentado pela montadora no início da semana. Com isso, a Volks demitirá 3,6 mil dos 12,4 mil funcionários da unidade até 2008 mas, em troca, se compromete a produzir em São Bernardo dois novos modelos. Por outro lado, o Fox destinado ao mercado europeu deixará de ser fabricado no ABC paulista até julho de 2007 o que pode significar uma boa notícia para os 3,8 mil funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR). Isso porque, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a produção do veículo será centralizada na unidade paranaense, que hoje produz Golf, Fox e CrossFox destinados ao mercado nacional e à América Latina.
Mas o volume de Fox Europa a ser produzido no Paraná deverá ser relativamente baixo: aproximadamente 7 mil veículos por ano, em uma fábrica que deve encerrar 2006 com produção total de 190 mil unidades. Para o secretário do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Jamil Dávila, se a Volks realmente transferir o Fox Europa para São José dos Pinhais, terá de cancelar o plano de demitir 900 trabalhadores paranaenses no início de 2007. Dávila defende, além disso, a contratação de mais 300 pessoas, uma vez que a unidade já trabalha muito perto de sua capacidade plena, que é de 810 veículos por dia.
De acordo com o sindicato, a fábrica paranaense é, ao lado da unidade de Bratislava, na Eslováquia, a mais produtiva da Volks em todo o mundo. Por isso, não seria possível elevar a produção sem sobrecarregar os atuais funcionários. Um cálculo aproximado mostra que, com a chegada do Fox Europa, a produção diária cresceria em cerca de 30 veículos (4% a mais que a atual). Com a contratação de 300 funcionários, como quer o sindicalista, o quadro de pessoal aumentaria 8%.
A Volkswagen não comenta o assunto, nem sequer confirma a transferência do Fox Europa para São José dos Pinhais, mas o sindicato do ABC informa que isso era parte do acordo apresentado pela montadora aos trabalhadores paulistas. Especialistas do setor automotivo consideram a transferência bastante provável. "É interessante, do ponto de vista econômico, concentrar a produção do Fox na fábrica paranaense, que é a melhor montadora no Brasil", diz o consultor Richard Dubois.
Para David Wong, consultor da Kaiser Associates, mesmo se confirmada, a produção do veículo no Paraná terá pouco impacto. "O volume exportado para a Europa vai cair muito rapidamente, segundo previsão da própria montadora. As vendas duram até 2007, no máximo 2008."
-
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
-
Lula politiza o drama gaúcho e escala Paulo Pimenta para incomodar Eduardo Leite; acompanhe o Sem Rodeios
-
Lula anuncia voucher de R$ 5,1 mil para famílias desabrigas do RS e oficializa ministério da reconstrução
-
Lewandoswki quer União no controle da Segurança Pública; modelo é adotado em Cuba e na Venezuela
Paulo Guedes: “Nós faríamos tudo de novo e com mais intensidade”
Governo deve ampliar interferência política na Petrobras; o que esperar do futuro da empresa
Não vai faltar arroz no Brasil, apesar do governo Lula criar alarme no mercado
Tributaristas defendem que governo permita doação de Imposto de Renda para socorrer o RS
Deixe sua opinião