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Os trabalhadores da fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP) aprovaram ontem o plano de demissões voluntárias apresentado pela montadora no início da semana. Com isso, a Volks demitirá 3,6 mil dos 12,4 mil funcionários da unidade até 2008 mas, em troca, se compromete a produzir em São Bernardo dois novos modelos. Por outro lado, o Fox destinado ao mercado europeu deixará de ser fabricado no ABC paulista até julho de 2007 – o que pode significar uma boa notícia para os 3,8 mil funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR). Isso porque, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a produção do veículo será centralizada na unidade paranaense, que hoje produz Golf, Fox e CrossFox destinados ao mercado nacional e à América Latina.

Mas o volume de Fox Europa a ser produzido no Paraná deverá ser relativamente baixo: aproximadamente 7 mil veículos por ano, em uma fábrica que deve encerrar 2006 com produção total de 190 mil unidades. Para o secretário do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Jamil Dávila, se a Volks realmente transferir o Fox Europa para São José dos Pinhais, terá de cancelar o plano de demitir 900 trabalhadores paranaenses no início de 2007. Dávila defende, além disso, a contratação de mais 300 pessoas, uma vez que a unidade já trabalha muito perto de sua capacidade plena, que é de 810 veículos por dia.

De acordo com o sindicato, a fábrica paranaense é, ao lado da unidade de Bratislava, na Eslováquia, a mais produtiva da Volks em todo o mundo. Por isso, não seria possível elevar a produção sem sobrecarregar os atuais funcionários. Um cálculo aproximado mostra que, com a chegada do Fox Europa, a produção diária cresceria em cerca de 30 veículos (4% a mais que a atual). Com a contratação de 300 funcionários, como quer o sindicalista, o quadro de pessoal aumentaria 8%.

A Volkswagen não comenta o assunto, nem sequer confirma a transferência do Fox Europa para São José dos Pinhais, mas o sindicato do ABC informa que isso era parte do acordo apresentado pela montadora aos trabalhadores paulistas. Especialistas do setor automotivo consideram a transferência bastante provável. "É interessante, do ponto de vista econômico, concentrar a produção do Fox na fábrica paranaense, que é a melhor montadora no Brasil", diz o consultor Richard Dubois.

Para David Wong, consultor da Kaiser Associates, mesmo se confirmada, a produção do veículo no Paraná terá pouco impacto. "O volume exportado para a Europa vai cair muito rapidamente, segundo previsão da própria montadora. As vendas duram até 2007, no máximo 2008."

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