• Carregando...

A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal aprovou nesta quinta-feira, Projeto de Decreto Legislativo que torna viável a adesão do Brasil ao principal organismo técnico-científico da vitivinicultura mundial, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A proposta, relatada pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS), agora vai à apreciação em plenário.

Se aprovada, segue para sanção presidencial, com o que o Brasil passa a oficialmente estar inserido na OIV - o que significa que, na prática, o país passará a ter maior comprometimento com normas internacionais de qualidade, vindo, assim, a ter maiores possibilidades de conquista do mercado externo.

Para defender o projeto, Zambiasi destacou que o setor vitivinícola nacional tem optado por uma "estratégia agressiva de promoção de seus produtos no mercado exterior", assinalando o grande número (mas de 1,2 mil) medalhas conquistadas pelo vinho brasileiro em concursos internacionais.

O senador também mencionou os esforços empreendidos através do projeto de exportação Wines from Brazil, uma ação de Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho tem o objetivo de uniformizar normas e procedimentos aplicáveis ao vinho, além de estimular a produção e o consumo da bebida.

A aceitação do setor vitivinícola brasileiro aos termos do estatuto do organismo foi assinada em Paris, em 2001. Desde 1995, o Brasil participa da Organização na condição de observador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]