• Carregando...

A Archer Daniels Midland, gigante americana do agronegócio, anunciou nesta quinta-feira planos para construir uma unidade de produção de biodiesel no Brasil.

A unidade, que terá capacidade anual de 180 mil toneladas, será instalada em Rondonópolis (MT) e o início das operações está previsto para a primeira metade de 2007.

"A fábrica usará óleo de soja como matéria-prima e está competitivamente posicionada para atender à grande demanda por parte dos fazendeiros produtores de soja, bem como dos setores de transporte rodoviário e ferroviário no Brasil", declarou a ADM em um comunicado.

A fábrica será erguida próximo a uma esmagadora de soja que a ADM tem em Rondonópolis, com capacidade para processar 2 milhões de toneladas do grãos por ano. A construção ainda depende de aprovação legal e técnica, segundo a empresa.

O investimento totalizará US$ 30 milhões e deve gerar 100 novos empregos.

Várias empresas estão investindo ou já demonstraram interesse em atuar na produção de biodiesel no Brasil. A partir de 2008, todo o diesel vendido no país deverá incluir 2% de biodiesel, e a mistura deve subir para 5% em 2013.

Além da fábrica de Rondonópolis, a ADM tem mais três unidades de esmagamento de soja no país - em Campo Grande (MS), Uberlândia (MG) e Joaçaba (SC), com uma capacidade conjunta de 3,5 milhões de toneladas por ano.

A companhia também tem no Brasil uma processadora de cacau e duas misturadoras de fertilizantes - uma delas em Rondonópolis.

No comunicado, a ADM afirmou que seu negócio de grãos no país tem crescido anualmente 7% em média. Em 2005, a área movimentou 6,3 milhões de toneladas, e as exportações somaram 3,6 milhões de toneladas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]