O Governo do Paraná anunciou duas obras de impacto. No Aeroporto Internacional Afonso Pena será construída uma nova pista, que permitirá voos internacionais. Já o Porto de Paranaguá passará por uma ampliação, que aumentará em 30% a estrutura física do complexo portuário.
Nesta sexta-feira (5), o Governo, a Infraero e a Prefeitura de São José dos Pinhais assinaram um termo de cooperação para a construção da nova pista, que deverá ter mais de três mil metros de extensão e infra-estrutura para permitirá voos diretos para a Europa.
A nova pista aumentará a capacidade de pousos e decolagens do aeroporto, assim como o número de aeronaves em operação. Também será ampliado o transporte de carga do Afonso Pena. A obra já era planejada pela Infraero, mas será antecipada com a obtenção de recursos do Governo Federal.
Porto de Paranaguá
Recebendo um investimento da ordem de R$ 95,7 milhões, o Porto de Paranaguá passará por obras de remodelação, ampliação e de estruturação do cais. Com as melhorias, o complexo portuário terá um aumento de 30% na estrutura física do cais comercial, consolidando o potencial logístico do porto para o embarque de grãos.
As obras compreendem a construção de um píer de 436 metros, que integrará o Corredor Oeste de Exportação de Granéis e permitirá a atracação e operação simultânea de duas embarcações. Outra intervenção prevista é o reforço da estrutura de atracação, com o alongamento das cortinas de contenção (parede submersa que sustenta o cais). Essa obra permitirá aumentar a profundidade dos berços de atracação para 14,5 metros. As obras devem ser concluídas em um prazo de 12 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.



