• Carregando...
 | Divulgação/Plaenge
| Foto: Divulgação/Plaenge

Está no último informe ao mercado feito pela Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional: o sócio-fundador Oriovisto Guimarães cedeu gratuitamente a seus filhos Giem e Lucas Raduy Guimarães, e Sofia Guimarães Von Ridder, um total de 12,4 milhões de ações ordinárias, correspondentes a 14,14% de seu capital social. A divisão foi equitativa entre os herdeiros. Oriovisto permanece com uma ação em seu nome e no mandato de presidente do Conselho de Administração da companhia.

A iniciativa dá continuidade ao processo de afastamento do empresário da gestão direta da empresa, conforme antecipou no começo do ano. Há dois meses, Oriovisto passou o cargo de reitor da Universidade Positivo para José Pio Martins.

Sinergia

Mariane Wiederkehr e Paola Noguchi, superintendente e gerente de marketing do Shopping Curitiba, passam a responder também pelo Shopping Estação. Mariane está à frente do Shopping Curitiba desde 2007, e conduziu a primeira revitalização do empreendimento, concluída há um ano. Paola tem trabalhado na construção da nova imagem do shopping. As duas executivas vão reforçar o posicionamento dos shoppings administrados pela BRMalls, a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil e da América Latina.

Amostra grátis

O varejo não pára de inventar, aproveitando experiências de outros países. Lançado recentemente em São Paulo, o Clube Amostra Grátis chega a Curitiba em junho. O sistema funciona como uma loja comum mas, ao invés de dinheiro, o consumidor leva o produto para casa em troca da sua opinião em quesitos como durabilidade, qualidade e conceito. Empresas como Nestlé, Motorola, Nextel, Bertin, Plantronics, Goóc e Art i9 compõem o portfólio na loja paulista e também devem vir ao Paraná.

Na capital paulista, o clube fica na Vila Madalena, póximo do público A/B, jovem e antenado. Em Curitiba, os proprietários buscam um local com o mesmo perfil. As apostas recaem sobre as redondezas da Praça do Batel.

Reinventando a borracha

Não se trata de uma tentativa de reinventar a roda, mas um novo produto da italiana Pirelli talvez possa revolucionar o mercado de pneus para o segmento de transporte urbano de passageiros. Desenvolvido nos laboratórios brasileiros, o modelo MC95 da marca promete uma durabilidade 25% superior a dos concorrentes, permitindo até três "reconstruções" com garantia da fabricante. O diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da Pirelli, Flávio Bettiol, esteve em Curitiba para divulgar a novidade às empresas de transporte da capital e região metropolitana.

A cidade é tida como mercado estratégico para o novo produto, com suas 26 frotas e cerca de 4 mil ônibus de passageiros e um sistema de transporte que é modelo internacional. Já no segmento de transporte rodoviário e de caminhões, o agronegócio faz do Paraná o terceiro maior mercado da Pirelli no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. A marca conta com 38 revendas exclusivas no estado.

Loja de marcas

Outra novidade no comércio local também vem de São Paulo e estréia terça-feira, dia 1º. Trata-se da franquia da Endossa Loja Colaborativa. A loja se apresenta como "território neutro" porque aluga espaço para que as marcas possam vender seus produtos. Qualquer empresa pode alugar uma "caixa" por R$ 140 a R$ 600, mas só permanece na loja quem atinge a meta de vendas. Ou seja, quem decide se a marca fica é o cliente.

Os franqueados Gustavo Ferriolli, Raisa Terra, Francisco Del Rio e Nathalia Anring são jovens, investiram R$ 300 mil e planejam ter retorno em 20 meses.

* * * * * * *

Peixe curitibano

Começou a funcionar em Curitiba, na sexta-feira, o site de descontos PeixeUrbano (http://www.peixeurbano.com.br). A página oferece descontos de produtos e serviços da cidade, mas que só valem caso um número mínimo de pessoas compre a oferta. No primeiro dia em operação, por exemplo, foi oferecido um desconto de 71% numa sessão de massagem de duas horas no Gaya Yoga Spa, no Cabral. No mínimo 20 pessoas precisavam comprar a oferta – de R$ 135 por R$ 39. Até o fim da tarde de sexta, mais de 143 pessoas haviam realizado a compra. Um dos sócios da empresa, Emerson Andrade (foto), é curitibano, formado em Administração pela UFPR. Ele conversou com o editor assistente de Economia Breno Baldrati sobre a iniciativa.

Como foi sua trajetória até chegar ao PeixeUrbano?

Nasci e cresci em Curitiba e sou formado em administração pela UFPR. Quando terminei a faculdade, em 2005, fui fazer mestrado em Stanford, na Califórnia. Era um curso bastante voltado para a área tecnológica. Tive professor que era CEO do Google. De lá fui trabalhar na Microsoft, como gerente de produtos na área de servidores. Fiquei quase três anos, e estou voltando agora ao Brasil para tocar o PeixeUrbano.

Como surgiu a ideia do site?

Eu e o Júlio (Vasconcelos, outro dos sócios e representante do Facebook no Brasil) estudamos juntos em Stanford. Em janeiro deste ano, ele começou a falar que ia voltar ao Brasil. A gente conversou e acabei entrando junto no negócio. Sou o responsável pela área comercial, de encontrar os parceiros e oferecer o serviço.

Pela experiência do site em São Paulo e Rio de Janeiro, qual é o tipo de serviço com mais popularidade entre os usuários?

O que costuma ter mais popularidade são eventos, como shows e teatro, e também promoções da área de estética. O carro-chefe, porém, são os restaurantes. Na quinta-feira, no Rio, por exemplo, colocamos uma promoção da Frozen Yogurt, de R$ 12,55 por R$ 1,95, e vendemos mais de mil unidades.

Que promoções serão oferecidas em Curitiba?

A ideia é que o usuário possa explorar ao máximo as oportunidades na cidade. Queremos crescer com a parte de shows e eventos. Também teremos descontos em algumas academias e lojas de esporte. Além de restaurantes, como o Bar Santa Marta e a Cantina do Délio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]