• Carregando...

A agência de classificação de crédito Moody's anunciou nesta segunda-feira (23) que colocou em perspectiva negativa as notas de crédito de Alemanha, Holanda e Luxemburgo, três dos quatro países da zona do euro que tem qualificação máxima "AAA".

A agência informou que os países são ameaçados pela crise entre os países da moeda única, incluindo uma possível saída da Grécia. A perspectiva negativa é um alerta das agências responsáveis por avaliar a dívida pública para um possível rebaixamento caso a conjuntura financeira piore.

Para a Moody's, a possibilidade de saída da Grécia do euro é cada vez mais forte e que os três países seriam prejudicados com o impacto provocado pela retirada. A agência também estima ser mais provável um pedido de resgate financeiro de Espanha e Itália por outros Estados da zona, pesando sobre os países mais estáveis.

Alemanha, Holanda e Luxemburgo são três dos quatro países da zona do euro que tiveram mantidas suas notas máximas na avaliação durante a crise financeira. O quarto é a Finlândia. Outras agências ainda mantém os quatro na lista e também a França, que teve sua nota degradada pela Moody's em março.

Itália

No dia 12, a Moody's havia reduzido em dois degraus a nota de crédito da dívida pública da Itália e colocou o país em perspectiva negativa para a próxima avaliação. A instituição apontou o contágio das crises da Grécia e da Espanha como causas principais para o corte.

A Moody's rebaixou a qualificação do nível A3 para Baa2, saindo do nível de "crédito de risco baixo" para "risco de crédito moderado". Este é o penúltimo patamar antes que a dívida italiana saia do grau de investimento para o nível especulativo.

A redução aconteceu devido à baixa confiança do mercado local e o alto risco de contágio dos problemas financeiros de Grécia e Espanha. A agência também mostrou a preocupação dos investidores estrangeiros em comprar títulos do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]