A agência de qualificação de crédito Moody's rebaixou nesta quinta-feira (21) a nota da dívida de 15 bancos mundiais, incluindo cinco bancos dos Estados Unidos e nove da Europa. As reduções foram de um a três degraus, em média.
Dentre as instituições acometidas pelo rebaixamento, estão os americanos Bank of America, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan e Morgan Stanley. Os europeus são o alemão Deutsche Bank, o francês BNP Paribas, o suíço Credit Suisse, além dos ingleses UBS, Barclays e HSBC. Ainda foi atingido o canadense Royal Bank of Canada.
Em fevereiro, a agência anunciou que poderia reduzir as notas de 17 bancos globais, colocando-os em perspectiva negativa devido aos efeitos provocados pela crise econômica. A redução pode causar problemas financeiros às instituições, pelo aumento dos juros para a concessão de empréstimos no mercado.As instituições americanas tiveram a nota reduzida mesmo com as medidas tomadas após a crise de 2008, que aumentaram a capitalização das instituições. No entanto, as alterações não foram suficientes para garantir a estabilidade dos bancos.



