• Carregando...

As agências bancárias do Paraná abriram normalmente nesta manhã, depois que alguns bancos, no Centro de Curitiba, estiveram fechados durante toda a terça-feira. A manifestação dos bancários é por melhorias salariais e de condições de trabalho.

Apesar da aparente tranqüilidade, com o atendimento sendo normalizado, uma reunião esta tarde, em São Paulo, pode resultar no início de uma greve nacional por tempo indeterminado da categoria. Às 15h, os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), por parte da categoria, e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) discutem as reivindicações dos bancários.

"Esta será a sexta reunião e em todas as passadas, a Fenaban manteve a posição de reajuste de 0%", disse Antônio Luiz Fermino, secretário geral do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região metropolitana. Fermino adianta que após o encontro desta tarde, a categoria fará uma assembléia no Paraná, para deliberar sobre os resultados da reunião com a Fenaban.

"Caso a Fenaban mantenha a posição, poderemos iniciar a greve na sexta ou segunda-feira", explicou o secretário do sindicato.

Reivindicações

A categoria reivindica reposição salarial no período 2005 - 2006, aumento de 7,05% (índice que tem como base a lucratividade líquida média dos 20 maiores bancos do Brasil em 2005), R$ 1.500 de Participação nos Lucros e Resultados, mais 5% do lucro líquido dos bancos no primeiro semestre de 2005. Este índice de 5% seria linearmente dividido entre os funcionários.

Ao todo são 16 mil bancários de Curitiba e região metropolitana filiados ao sindicato. Em todo o estão são 23 mil, segundo dados passados pelo sindicato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]