• Carregando...

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou um relatório em que afirma que a demanda mundial por petróleo deve registrar este ano a menor taxa de crescimento desde 1993, subindo 0,5% em 2008, ou 400 mil barris por dia, registrando a menor taxa de crescimento em 15 anos. A demanda total de 2008 deve atingir, em média, 86,51 milhões de barris por dia. Em 2009 a demanda deve subir 0,8%.

"Prevemos um enfraquecimento substancial na demanda após a diminuição nas estimativas de PIB (Produto Interno Bruto) diante dos atuais problemas econômicos", afirmou o editor do relatório mensal da agência, David Fyfe.

China

O órgão manteve as previsões da demanda por petróleo da China, diante das incertezas sobre as importações do produto pelo país após as Olimpíadas. De acordo com a previsão da AIE a demanda chinesa em 2008 deve ser de 8 milhões de barris por dia, alta de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto para 2009 a demanda será de 8,4 milhões de barris por dia, alta de 5 2%.

Apesar de grande parte do mercado estimar uma queda nas importações chinesas de petróleo a partir de setembro por causa do atraso na inauguração de refinarias e dos aumentos nos estoques do país, a AIE indica que o eventual declínio nas compras chinesas de petróleo da China pode ser resultado de um suposto corte nos subsídios do governo às importações.

Em agosto, a AIE afirmou que a demanda aparente da China por petróleo cresceu 6,8% no ano, alimentada pela necessidade de oferecer combustível suficiente para o transporte durante os Jogos Olímpicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]