• Carregando...

A realização de lucros continua na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que recua pelo segundo dia consecutivo. Às 16 horas, o Índice Bovespa marcava 34.995 pontos, com queda de 0,97%. O mercado de câmbio também se ajusta e o dólar sobe 0,44%, a R$ 2,259 na compra e R$ 2,261 na venda. O risco-país brasileiro tem alta de 2 pontos, para 284 pontos centesimais.

A Bovespa registrou alta em nada menos que oito semanas consecutivas. Somente nos últimos 30 dias a valorização é de 7,34%. A forte alta vinha sugerindo uma correção natural, com os investidores recolhendo parte dos ganhos. A queda mais forte acontece em um dia de cenário relativamente tranqüilo.

- O fato de a produção industrial de novembro ter ficado abaixo do esperado não chega a influenciar o mercado de ações. Novembro já está muito longe e o investidor está mais preocupado com a queda dos juros, as eleições presidenciais etc - disse um profissional de uma corretora paulista.

O Banco Central realizou suas compras de dólares nos mercados à vista e futuro, e a cotação da moeda americana reduziu o ritmo de alta com que vinha operando até então. Além de reagir à possibilidade de uma queda maior de juros, o dólar também estaria refletindo um ajuste de preços, segundo operadores.

Entre as ações da carteira teórica do Ibovespa, as maiores quedas são de Telemig Participações PN (-3,83%) e Sadia PN (-3,68%). As altas mais significativas do índice são de Cesp PN (+2%) e Light ON (+1,07%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]