• Carregando...

O projeto conjunto da empresa Alcoa com a Saudi Arabian Mining Co (Maaden) arrecadou 4,5 bilhões de dólares em dívida para um grande projeto de alumínio, disseram neste sábado (10) três executivos do mercado financeiro próximos ao acordo.

Os preços das dívidas islâmica e convencional combinadas encontra-se entre os 165 e 275 pontos básicos sobre a taxa interbancária saudita (SAIBOR, pela sigla em inglês), disseram.

O projeto totaliza 7,5 bilhões de dólares, que, espera-se, gere uma das maiores plantas de alumínio do mundo, inclui uma área para laminação e uma fundição que serão financiadas separadamente, com acordos assinados em setembro próximo.

A estatal Maaden anunciou no mês passado que sua alta direção autorizou um plano de financiamento de 4,5 bilhões de dólares para a primeira fase da planta de alumínio com a empresa norte-americana Alcoa, sem dar detalhes sobre os preços ou nomear os bancos envolvidos.

A fundição de alumínio de 5 bilhões de dólares será financiada em 65 por cento por dívida e 35 por cento por ações.

"Foi arrecadado tudo em termos de compromissos, mas os advogados estão trabalhando para assinar tudo em setembro", disse um banqueiro.

Os assessores financeiros do projeto são o Banco Riyad, da Arábia Saudita, e o Standard Chatered.

Entre os bancos internacionais que tomaram em parte o financiamento estão o Emirates NBD, com sede nos Emirados Árabes Unidos, o francês BNP Paribas, o Standard Charted e o canadense Export Development Canada, disse outro banqueiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]