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Transporte

Além do diesel: governo e caminhoneiros negociam pauta com quase 20 itens para evitar greve

  • Brasília
  • 28/01/2021 12:43
O ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura: pasta negocia agenda de quase 20 itens com representantes de caminhoneiros para evitar nova greve.
O ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura: pasta negocia agenda de quase 20 itens com representantes de caminhoneiros para evitar nova greve.| Foto: Ricardo Botelho/MInfra

A sinalização do governo federal em reduzir o PIS/Cofins sobre o diesel não é a única medida estudada para conter uma possível greve dos caminhoneiros. Embora tenha vindo logo após o anúncio de aumento no preço do combustível, o gesto tem relação com uma extensa agenda debatida há tempos entre órgãos do governo e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), uma das entidades que representam a categoria.

A Gazeta do Povo teve acesso com exclusividade a 19 itens da pauta de diálogos entre CNTA e governo, tendo, sobretudo, o Ministério da Infraestrutura como interlocutor direto.

Dentro dessa agenda estão desde medidas em discussão ainda inicial a outras mais maduras para serem executadas. Entre os itens estão questões como alterações nas normas de pesagem, fiscalização do piso do frete, incentivo à renovação de frota e crédito para a manutenção dos caminhões.

Um dos pedidos dos caminhoneiros já foi atendido. A categoria cobrava o combate a práticas anticoncorrenciais no mercado de reposição de pneus de carga e a eliminação de proteções à indústria nacional que encareciam os pneus importados. Em resposta, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, reduziu a zero o imposto de importação sobre pneus de caminhão a partir de 20 de janeiro. A alíquota vigente era de 16%.

Agora, o governo sinaliza com a possibilidade de redução do PIS/Cofins sobre o diesel, conforme o próprio presidente Jair Bolsonaro anunciou. Como contrapartida, para não perder arrecadação, o Executivo estuda aumentar a tributação de automóveis adaptados para deficientes que custem mais de R$ 70 mil, segundo o site "Poder360".

Apesar do estreito diálogo do governo com a CNTA, outras associações articulam uma paralisação para 1.º de fevereiro. A insatisfação cresceu após o anúncio de reajuste no preço do diesel, no início desta semana. Dependendo do caminhão e do tempo de uso, o combustível pode representar de 33% a até 50% dos custos de um caminhoneiro autônomo.

Entre entidades que apoiam greve estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava).

Como se dá o diálogo entre governo e caminhoneiros

A CNTA sustenta que nenhuma das medidas que vieram a público nos últimos dias é um aceno específico do governo para conter a paralisação marcada para 1º de fevereiro.

Uma das iniciativas sinalizadas pelo governo, a possibilidade de reduzir o PIS/Cofins sobre o diesel, já era debatida – mas ganhou velocidade após a decisão da Petrobras de reajustar o preço do combustível.

“Não tem nada a ver dizer que o governo cedeu às pressões que estão aí através dessa possível greve e, por isso, acenou em relação aos pneus e ao diesel. Tudo isso é fruto de um trabalho amadurecido após dois anos de intenso profissionalismo no diálogo com o governo”, disse à Gazeta do Povo o assessor executivo da entidade, Marlon Maues.

A fim de evitar uma greve como a de 2018 e melhorar as condições dos caminhoneiros, categoria que votou em peso no presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, procurou manter um diálogo próximo com lideranças da categoria.

Ele rompeu com algumas delas no fim de 2020, depois que veio à tona a articulação para uma greve. A partir dali, o diálogo com a CNTA se estreitou mais. Por meio da Secretaria Nacional de Transporte Terrestre (SNTT), o ministério tem reuniões periódicas com a entidade e líderes associados.

Como o Ministério da Infraestrutura reagiu ao reajuste do diesel

Mesmo com todo o bom relacionamento entre governo, CNTA e as lideranças mais próximas, o Ministério da Infraestrutura sentiu que o termômetro político de uma greve foi às alturas quando a Petrobras anunciou, na terça-feira (26), um reajuste de mais de 4% sobre o diesel. O próprio ministro Tarcísio de Freitas foi pego de surpresa com o reajuste.

O Ministério da Infraestrutura mantém diálogo permanente com todas as demais pastas do governo que, de alguma forma, influenciam na política de transporte terrestre. O Ministério da Economia é uma delas. Freitas sabia que o aumento do diesel às vésperas da paralisação colocaria os nervos dos caminhoneiros autônomos à flor da pele e até poderia até antecipar uma greve. Mas, nas conversas com técnicos da equipe econômica, não se tinha a informação de um reajuste dos combustíveis por agora.

Tão logo Freitas tomou conhecimento do reajuste, pôs a cúpula do ministério em reunião para discutir medidas para acalmar os ânimos. O diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais, Luciano Lourenço e o secretário da SNTT, Marcello da Costa, foram à Secretaria-Executiva da pasta, chefiada por Marcelo Sampaio, para preparar uma resposta. Dali, saiu a decisão de acenar com a redução de PIS/Cofins.

Até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi pega desprevenida com o reajuste, apurou a Gazeta do Povo. O órgão monitora situações com potencial de desestabilizar o país, como uma greve dos caminhoneiros e os estopins para isso. Um abrupto aumento sobre o diesel vinha sendo apontado como a gota d’água mesmo por caminhoneiros contrários à greve. O combustível representa entre 33,6% a 38,5% do custo médio de operação de um caminhão novo, mas a proporção chega a 50% para autônomos com um veículo com 20 anos de uso.

Os 19 itens da pauta debatida entre governo e caminhoneiros

A proposta de redução tributária sobre o diesel foi bem recebida pela categoria, mas mesmo caminhoneiros alinhados com o governo questionam a viabilidade e celeridade da medida.

O ministro Tarcísio de Freitas e líderes da categoria entendem que somente as estratégias conduzidas até então para desmobilizar lideranças favoráveis à paralisação seriam insuficientes para segurar o ímpeto dos autônomos grevistas.

Para apaziguar os ânimos, a CNTA intensificou as articulações com o Ministério da Infraestrutura e a categoria nos últimos dias. Confira a seguir os itens da agenda debatida entre governo e caminhoneiros:

1. Alteração das normas de pesagem

Os caminhoneiros autônomos defendem a mudança da pesagem, atualmente feita por eixo, para uma medição de peso bruto total (PBT). Resta um acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que defende um PBT acima de 50 toneladas. A categoria tenta pleitear uma medição independentemente do volume da carga.

2. Promover a aproximação com a PRF

A categoria pleiteia o estabelecimento de novos parâmetros de policiamento nas rodovias federais e um relacionamento melhor com os agentes da Polícia Rodoviária Federal.

3. Acompanhamento da implantação dos PPDs

Caminhoneiros cobram a instalação dos pontos de parada e descanso (PPDs) e sua inclusão obrigatória nos novos processos de concessão de rodovias. Estruturas garantem repouso mais confortável e seguro.

4. Foco no aperfeiçoamento e implantação do DT-e

O Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) vai unificar cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país. Sua implantação favorecerá a contratação direta do autônomo pelo embarcador.

5. Inclusão do quarto eixo na agenda regulatória

Algumas empresas, hoje, modificam sob encomenda carretas para acoplar um quarto eixo. Isso é feito na informalidade e os caminhoneiros pedem que o Contran regulamente o assunto.

6. Crédito para programa de manutenção veicular via Cartão BNDES

Caminhoneiros pleiteiam via cartão caminhoneiro do BNDES uma linha de crédito para fazer a compra de peças para a manutenção do caminhão. Em 2019, o banco liberou uma linha de R$ 100 mil aos autônomos que, em geral, não conseguiram obter nos bancos.

7. Análise sobre custo e preço dos pneus no Brasil

O imposto de importação de pneus favorecia um quase monopólio no mercado nacional, na avaliação dos caminhoneiros. Eles pediam o combate a práticas anticoncorrenciais no mercado de reposição de pneus de carga e eliminação da proteção à indústria nacional. Em resposta, o governo zerou o imposto de importação.

8. Redução das alíquotas do PIS e Cofins incidentes sobre o diesel

Outra medida acenada pelo governo. O presidente Jair Bolsonaro alerta, contudo, que cada centavo de redução no PIS/Cofins sobre o combustível teria impacto de R$ 800 milhões aos cofres públicos. O governo, por isso, corre atrás de medidas para compensar a perda de arrecadação. Uma alternativa em estudo é aumentar a tributação de automóveis adaptados para deficientes que custem mais de R$ 70 mil.

9. Efetivação do programa de renovação de frota

Caminhoneiros autônomos pedem uma cesta de soluções para viabilizar a troca de um caminhão antigo por um novo sem o aumento da frota de veículos no país. Linha especial do BNDE ou crédito do ICMS são propostas analisadas.

10. Operação dos pátios de triagem nos portos

Transportadores pedem a efetivação e cumprimento das regras da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em relação à implementação de protocolos de atendimento para recepcionar os caminhões nos portos. Pauta tem apoio da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

11. Rediscussão do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas

O marco regulatório, que está no Senado, define questões como condições de contratação, pagamentos, seguro do caminhão e da carga, contratação direta entre autônomo e embarcador, entre outras.

12. Contratação direta

A meta é implementar condições para simplificação da contratação direta do autônomo pelo contratante, reduzindo intermediadores, como as transportadoras, e permitindo que o caminhoneiro busque a carga diretamente com os embarcadores.

13. Substituição tributária

Caminhoneiros demandam alterações tributárias visando à paridade fiscal em relação às empresas, de modo que os autônomos possam usar créditos tributários de ICMS, PIS e Cofins.

14. Revisão de normas do Contran

Caminhoneiros pedem a revisão de normas antigas do Contran para simplificar a burocracia, reduzir custos operacionais e incrementar a produtividade.

15. Fiscalização da aplicação do Vale-Pedágio, Piso Mínimo de Frete e Pagamento Eletrônico de Frete

Autônomos lidam com custos de pedágio não repassados pelas transportadoras e valores do frete abaixo do piso mínimo. Caminhoneiros pedem rigorosa fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

16. Efetiva implementação do CIOT para todos

Caminhoneiros cobram que o Código de Identificação de Operações de Transporte (CIOT) seja aplicado a toda a cadeia do transporte, inclusive as transportadoras. Medida visa garantir que receberão o pagamento do frete conforme os valores contratados.

17. Comprovação da liquidação do frete pelas IPEFs

Categoria exige a implantação efetiva de mecanismos que assegurem o pagamento de todo o valor do frete contratado. É comum os transportadores autônomos receberem 70% do valor adiantado e não serem pagos pelos 30% residuais. Meta é que as Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEFs) reportem tudo à ANTT.

18. Pagamento do frete em conta corrente ou poupança

Categoria quer a exigência de que as IPEFs ofereçam opção de pagamento do frete por meio de depósito em conta corrente ou poupança ou por cartão-frete, de acordo com a escolha do autônomo.

19. Cumprimento da Lei da Estadia

Caminhoneiros pedem fiscalização da ANTT sobre a obrigação do embarcador ou destinatário da carga de fornecer documento hábil para comprovar o horário de chegada do caminhão na origem ou destino.

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Comentários [ 33 ]

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  • M

    MARTINI

    ± 38 minutos

    Colocar em pauta tratamento favorável a veículos com 20 anos ou mais (50% de custo operacional com combustível!) é um DESPROPÓSITO: esses veículos simplesmente não deveriam estar circulando em atividades comerciais!

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    • R

      romeu decio vanelli

      30/01/2021 6:17:49

      Quando os brasileiros entenderem que precisamos ter mais ferrovias e transporte fluvial, ao qual tem custo muito menor, deixaremos de ter esse tipo de problema e ameaça. Infelizmente as prioridades dos brasileiros estão totalmente equivocadas como sempre.

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        Antonio Carlos Bastos Navarro

        29/01/2021 18:39:07

        Lamentaremos, e muito, a posição de greve dos caminhoneiros. Será que eles esquecerem o apoio que tiveram de toda população para que não houvesse o desabastecimento. É esse mesmo povo que irá sofrer as consequências. Tenho lembrança de pessoas fornecendo, de graça, marmitex pois tudo estava fechado. Não basta a Pandemia e a briga política? Temos também de conviver com a ganância de alguns aproveitadores da situação. Srs. ponham a mão na consciência. A situação é grave e pode ficar pior, com certeza.

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        • M

          Miguel Marcelino

          29/01/2021 12:11:19

          .. "trabalho amadurecido após dois anos de intenso profissionalismo no diálogo com o governo”, (Marlon Maues). Qdo vejo um comentário como este, já simplifico, não fez nada, enrolou o tempo todo. Onde já se viu levar dois anos pra definir um acordo, ou buscar solução para uma categoria tão sofrida? Vai aí uma sugestão: acrescentar um vigésimo ítem e definir um responsável e prazo para resposta de cada solicitacão. E, divulgar quinzenalmente, andamento das negociações.

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          • V

            VB

            29/01/2021 2:38:58

            Caminheiro, assim como acontece com os taxistas, é uma profissão que não irá existir num futuro próximo. Existem várias desvantagens desse transporte, que será substituído nas próximas décadas por trens rápidos e eficientes, a exemplo do que já acontece na europa e países da Ásia. Não é preconceito nem nada, apenas um fato.

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            • J

              Joao Jose da Silva

              28/01/2021 23:54:37

              Quando vc fica refém de alguma classe...ce ta ferrado ...isso nao tem fim...ano que vem..mais pedidos ...Bozo deu moral pros caminhoneiros...agora prova o veneno...

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              • R

                RANIERI

                28/01/2021 23:25:36

                Algumas dezenas de milhares de empresários faliram no ano passado. Nenhum governo tentou salvá-los, pois negócio é negócio. O risco é do empresário. Contudo, parece que o risco da atividade de caminhoneiro é da Nação Brasileira. Esse pessoal é tão mau e ruim quanto os políticos o são. Detêm, igualmente, um poder absurdo e o usam, como os políticos, contra a Nação. O que eles acham? Que o governo tem dinheiro? Que estupidez. É o dinheiro deles e o nosso que enche o caixa estatal. Não existe greve contra governo. Toda greve é contra a Nação.

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                  AMAURI

                  28/01/2021 20:34:25

                  Bozo apoiou a última greve. Tem mais é que se fud . . .

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                  • pradojoseeduardo@gmail.com

                    29/01/2021 10:03:42

                    Sujeitos **** como tu não deveriam emitir comentários aqui e tão somente ladrar nas esquinas onde animais de rua vivem e mesmo assim estaria com poucos da tua laia.

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                • A

                  ANDERSON SILVA

                  28/01/2021 19:59:20

                  O governo não deve ser refém de qualquer classe trabalhista. Quem gosta de sindicato é a esquerda, por motivos óbvios. Que os projetos de modernização e ampliação das ferrovias se desenvolvam e a cabotagem tbm, para que certos grupos rodoviários não monopolizem o poder nos transportes.

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                  • M

                    MARTINI

                    ± 8 minutos

                    Acho que esqueceu de nosso ex-presidente sociólogo marxista, FHC, "esqueçam tudo que escrevi"! A realidade se impõe à fantasia. Lembrando FHC temos o maior disparate de governo: isenção tributária em dividendos e lucros de pessoas físicas - coisa que nenhuma economia grande o média adotou no mundo - pois simplesmente INÍQUOA! Não é difícil onde encontrar recursos em tributação...

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                  • F

                    Freitas

                    28/01/2021 22:25:29

                    Concordo e aplaudo. Mas, o histórico do nosso Presidente da República mostra que ele sempre apoiou esses movimentos.

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                • S

                  Sergio

                  28/01/2021 19:48:55

                  Acho que os caminhoneiros já ultrapassaram o limite do bom senso. Primeiro, que é atividade essencialmente privado e submete se a lei da livre concorrência. É o capitalismo com seus defeitos. Outra coisa, a BR do Mar é do interesse do pais, pois abre a livre concorrência ao transporte marítimo. Imagine o tamanho da costa brasileira e ficar limitado ao corporativismo. E outra, porque o transporte férreo não avança. Tabelamento de fretes? Tá brincando com o povo? Tabelamento de combustível? Igual a Venezuela? Tá brincando com o Brasil?

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                  • E

                    ELIAS

                    28/01/2021 19:45:08

                    Fora algumas solicitações que demandam perda de receita, todas as demais são plausíveis e benéficas.

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                    • M

                      MARTINI

                      ± 1 minutos

                      É muito simplista: receitas não se perdem, podem ser substituídas! Como com tributação de lucros e dividendos a pessoas físicas - um disparate de FHC...ALÉM DE REDUZIR DESPESAS, impensáveis porque outros (nós) pagam...Concorda Elias?

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                  • A

                    AMAURI

                    28/01/2021 19:27:07

                    Haja joelho para o Bozo. Tem que rastejar prá todo quanto é lado. Quem sabe aprende alguma coisa, não é possível ser tão ruim assim.

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                    4 Respostas
                    • A

                      AMAURI

                      29/01/2021 13:15:53

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

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                    • A

                      AMAURI

                      28/01/2021 20:32:49

                      Qual a dúvida lmbecil, Bozo sempre foi a favor da greve.

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                    • A

                      ANDERSON SILVA

                      28/01/2021 20:01:03

                      Vc é doente cara, ainda tem seus pesadelos comunistas, com o Lula no poder?

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                    • V

                      vanderlei zarpellon

                      28/01/2021 19:47:38

                      Com certeza tu deves morar em cuba, bolívia, argentina ou venezuela !!!!

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                  • L

                    LuizMG

                    28/01/2021 19:06:56

                    Sei não. Na paralisação anterior, boa parte da população apoiou. Agora, a economia já está sofrendo com a pandemia. Comércio prejudicado etc. Parar agora vai acender o rastilho do barril e a pólvora vai explodir. Em torno de 60% da carga nacional é transportada por empresas com pequena, média e grandes frotas. Repassem o custo para o valor do frete. É assim em todos os setores da economia. Qual o problema?

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                    • C

                      Carlos Roberto

                      28/01/2021 18:47:19

                      Nada melhor do que abrir negociações.

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                      • I

                        irineu umberto librenza

                        28/01/2021 18:23:59

                        Quem com ferro fere... Lembro do tio Bozo incentivando estes caras a fazer greve . Agora com o telhado de vidro que tem é obrigado a ficar de joelhos. Nada como um dia depois do outro.

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                        • L

                          Luciano

                          28/01/2021 17:52:04

                          Pelo menos começou a governar. Tarde demais, percebeu que democracia é isso, conversa; autocracia é aquilo que não deu certo nos dois primeiros anos. Boa sorte ao Bozo, desejo de verdade que tenha sucesso pelo bem do país.

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                          • A

                            ANDERSON SILVA

                            28/01/2021 20:02:30

                            Tenta em 2022 com o Doriana ou O Huck!

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                        • C

                          Celito Medeiros

                          28/01/2021 17:41:45

                          Todo trabalhador é importante, todo trabalho mantido é família assegurada nas provisões ou parte delas. Toda tecnologia e inovação vem para ficar, então é preciso se Adaptar e não ficar desprovido de trabalho. É preciso ainda um bom tempo para voltarmos aos velhos tempos das Ferrovias que hoje poderiam ser mais eficientes, rápidas, seguras e econômicas. Um Governo não pode deixar esta avaliação de lado. Grandes empresas mantém frota nova, no máximo de 5 anos e se desfazem dos caminhões, restando a muitos caminhoneiros cuidarem bem e terem o melhor rendimento possível. Sinceramente o tempo mostra que precisam logo desta adaptação e busca por outras atividades, incluindo ferrovias e hidrovias.

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                          • N

                            Natan Monteiro

                            28/01/2021 17:23:00

                            Matéria bem completa. Espero que os caminhoneiros não parem em um momento tão delicado para o país, que precisa se reerguer.

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                            • F

                              FB

                              28/01/2021 17:10:22

                              Pararam com a bobeira sobre a BR do Mar. Acho que finalmente estão indo para a direção certa.

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                                Fábio Mauricio Holzmann Maia

                                28/01/2021 16:55:45

                                Sou favorável a investir em ferrovias!

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                                • K

                                  Kauê Guedes

                                  28/01/2021 16:16:34

                                  O governo deveria ter investido nos sistemas ferroviário e hidroviário desde o início da gestão. O trabalho do Ministério da Infraestrutura é fenomenal, mas asfaltar estradas dá mais força às entidades representantes dos caminhoneiros. Tivéssemos aqueles sistemas encaminhados, poderíamos vislumbrar um Brasil em que uma mera greve de caminhoneiros não pararia completamente o país.

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                                  • C

                                    Celito Medeiros

                                    28/01/2021 17:45:48

                                    Você está certo nesta projeção, mas equivocado sobre as obras do Governo em Ferrovias e Hidrovias. Pesquise o que tem feito o Ministro dos Transportes e verá já atuando novas locomotivas incluindo o 'segundo andar' nos trechos possíveis e sem túneis. Está avançando, mesmo que o ritmo ainda seja pequeno, como comentei acima, os Caminhoneiros precisam se adaptar e buscar por novas atividades, aliás, poderiam pleitear nas Ferrovias e Hidrovias alguma prioridade de trabalho.

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                                • M

                                  Marcos Ctba

                                  28/01/2021 16:06:03

                                  21 pauta Caminhoneiro que for pego acima de velocidade permitida na estrada. Será multado.

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                                  • C

                                    chimenes22

                                    28/01/2021 18:42:30

                                    Caminhoneiro que se acidentar e falar que ficou sem freio, pena de 5 anos detenção , por não ter feito manutenção preventiva.

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