A Swell Construções e Incorporações traçou metas audaciosas para os próximos três anos. Até 2014, a empresa planeja conquistar 3% do mercado imobiliário de Curitiba, o que representaria dez vezes a fatia atual (0,3%). Para atingir os planos, a Swell vai expandir a sua atuação além dos limites da capital paranaense. De acordo com o diretor de empreendimentos, Leonardo Pissetti (foto), a empresa já tem parceiros em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Recentemente, a Swell lançou três edifícios residenciais em Curitiba e, até o fim do ano, serão mais três, no total de R$ 60 milhões em investimentos.
Quais os planos para alavancar o crescimento da Swell?
Além de novos empreendimentos em Curitiba, nós vamos para cidades acima de 300 mil habitantes. Até 2014 queremos lançar mais dois edifícios, um em Ponta Grossa e outro em Balneário Camboriú, cidades em que já temos parceiros. Com a venda dessas unidades, vamos investir em novos terrenos e novos projetos.
Qual o motivo que levou à escolha dessas cidades para a expansão da empresa?
Muitos empresários não encontram bons projetos em suas cidades para investir, caso de Ponta Grossa, e Curitiba acaba sendo a alternativa. Assim, queremos construir na cidade e dar a opção. No caso de Balneário Camboriú, a escolha foi em razão de ser um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil e de ser uma atração de investimento para pessoas de todo o país.
Os imóveis da Swell são direcionados para que segmento?
Nossos imóveis são para pessoas da classe média-alta. Os valores das unidades giram em torno de R$ 350 mil a R$ 1,2 milhão.
A falta de terrenos é um dos obstáculos para o crescimento?
É quase impossível encontrar terrenos baldios em Curitiba. Tanto que a Swell, para lançar o empreendimento no bairro Água Verde, teve de comprar um terreno com um colégio, que será demolido. Isso acaba aumentando o valor do imóvel, já que o custo é embutido. Esse é um dos motivos pelos quais estamos partindo para outros municípios.
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Tivit vai às compras
ATivit, empresa de terceirização de serviços de tecnologia da informação, anunciou a compra da mLife, plataforma de convergência móvel. O negócio busca aumentar a oferta de soluções para o mercado financiero, com serviços de mobile making, e-token e autorização de pagamentos e transações. O valor da transação não foi anunciado, mas a empresa espera que a compra gere R$ 30 milhões em novos negócios num período de quatro anos. A Tivit possui uma unidade de desenvolvimento tecnológico em Curitiba desde o início do ano passado.
Bodas de ferro
No ano em que completa 65 anos 60 deles em parceria com a norte-americana Caterpillar a Pesa - Paraná Equipamentos S.A. prevê faturamento de R$ 1 bilhão. Especializada em assistência técnica e venda de máquinas e equipamentos para a região Sul, a empresa possui hoje 14 unidades e conta com 1,1 mil funcionários, espalhados pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A aposta no crescimento se deve à perspectiva de aumento no número de obras de infraestrutura, maior mercado da companhia.
Quem é o empreendedor brasileiro?
A Endeavor, organização internacional que estimula o empreendedorismo, quer traçar o perfil dos empreendedores no Brasil. Para isso, o grupo, que atua há 10 anos no país, está desenvolvendo um levantamento detalhado, que contará com a ajuda da inglesa Amisha Miller, responsável pelo Global Entrepreneurship Week um dos maiores projetos de empreendedorismo no mundo e que envolve 89 países. A intenção da pesquisa, que também buscará o perfil do empreendedor paranaense, é otimizar os projetos da organização no país.
Mercado de brindes
Três empresas do estado estarão presentes na Promo Bríndice, principal evento do setor de brindes e marketing promocional do Brasil, que começa na terça-feira, em São Paulo. Em 2011, a projeção é de que o setor movimente mais de R$ 5,3 bilhões.
A Artlivre Bonés, de Apucarana, levará ao evento bolsas ecológicas. Além da novidade, a empresa também oferece outras opções de brindes, como bonés, camisetas, viseiras e toalhas.
A curitibana Alogo leva a São Paulo um cooler em formato de bola de futebol. O "cooler-bola" tem 270 mm de altura e 350 mm de diâmetro. O produto, que pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente, é uma aposta da empresa destinada a clubes e eventos publicitários. A terceira paranaense a participar da Promo Bríndice é a MC Gráfica, de Londrina. A companhia fabrica cadernos feitos de material reciclado, também totalmente personalizados a pedido do freguês.
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