Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná

Alep proíbe envio de boletos não solicitados

Projeto ainda tem que ser aprovado pelo governador. Boletos com código de barras que não foram pedidos pelo consumidor ficarão proibidos no Paraná

O projeto que proíbe o envio de boletos com código de barras, sem solicitação prévia do consumidor, foi aprovado em redação final na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (28). Agora o texto segue para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

Entram nessa categoria especificamente os boletos de contratação de serviços ou compra de produtos que já vem com código de barras - que podem induzir ao pagamento por engano. A intenção é acabar com a prática, mesmo que haja explicação sobre a facultatividade do pagamento.

O autor, Pedro Lupion (DEM), justifica a iniciativa dizendo que muita gente paga os boletos, mesmo sem saber direito o que são, por não entender que o pagamento não é obrigatório.

Na justificativa do projeto, ele afirma que a prática é considerada abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor de todo o país. "Segundo manifestação do Procon-PR, a experiência do órgão tem demonstrado que vários consumidores, ao receberem os boletos, acabam por pagar essas faturas sem perceber que se tratam apenas de ofertas de produtos", diz o texto.

Punição

Em caso de descumprimento, o projeto prevê as sanções do Código de Defesa do Consumidor, que vão de apreensão do produto a imposição de contrapropaganda. O projeto foi apresentado no fim do ano passado e foi aprovado pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça da Casa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.