• Carregando...
iPhone foi um dos smartphones afetados, mas a causa comum aparentemente é a operadora TIM. | JUSTIN SULLIVAN/AFP
iPhone foi um dos smartphones afetados, mas a causa comum aparentemente é a operadora TIM.| Foto: JUSTIN SULLIVAN/AFP

Alguns brasileiros acordaram uma hora mais cedo nesta segunda-feira (15) devido a uma falha em seus smartphones. Os aparelhos adiantaram o relógio em uma hora. Em 2018, o horário de verão começa só no dia 18 de novembro.

Ainda não se sabe as causas da falha. Em redes sociais, a maioria das reclamações são de usuários do iPhone. Entretanto, também há donos de aparelhos Android, notadamente os modelos da Asus, relatando o mesmo problema. Em comum, todos parecem estar na rede da operadora TIM.

Em nota, a TIM confirmou a falha em seus sistemas e lamentou o ocorrido: “A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente.”

É provável que o servidor usado para a atualização automática dos aparelhos afetados pela falha tenha usado a data do início do horário de verão de 2017, 15 de outubro, neste ano.

Quando começa o horário de verão em 2018

Normalmente, o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro — começaria, em 2018, no dia 21 de outubro. É assim desde 2008, quando uma lei federal padronizou o início e o fim do horário de verão, o que deu previsibilidade e facilitou ajustes automáticos em aparelhos digitais, como computadores e smartphones. Os estados afetados pela mudança são Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Em 2018, devido às eleições (dias 7 e 28 de outubro) e às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (4 e 11 de novembro), o governo federal excepcionalmente adiou o início do horário de verão para 18 de novembro. Apesar disso, a data do fim do horário de verão segue o cronograma original, ou seja, ele termina no dia 16 de fevereiro de 2019.

ENTENDA: Por que você não precisa mais alterar o horário de verão no celular e computador

Para corrigir o horário no iPhone, entre nos Ajustes, depois em Geral e, ali, em Data e Hora. Desmarque a opção “Automaticamente” e digite o nome da sua cidade no campo correspondente.

Atualizada às 14h20 com o posicionamento oficial da TIM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]