• Carregando...

A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou ligeiramente no mês passado, encerrando 2009 com patamar bastante inferior ao do ano anterior.

O indicador teve alta de 0,24 por cento em dezembro, ante elevação de 0,26 por cento em novembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

No ano de 2009 como um todo, o indicador registrou alta de 3,95 por cento, contra avanço de 6,07 por cento em 2008.

A desaceleração no mês partiu de menores altas dos preços de alimentação, de 0,20 por cento em dezembro ante 0,27 por cento em novembro, e de habitação, de 0,14 contra 0,26 por cento antes.

No ano, o grupo com a maior alta de preços foi Despesas Diversas, de 9,11 por cento), seguido por Educação, leitura e recreação, com 4,69 por cento. Alimentação registrou o menor avanço, de 2,59 por cento, seguida por Vestuário, de 2,92 por cento.

Em dezembro, as principais contribuições individuais de alta para o índice foram mamão papaia, cenoura, tarifa de táxi, alface e vagem, enquanto as principais quedas foram de batata-inglesa, tomate, limão, cebola e leite longa vida.

Em 2009, as maiores elevações individuais de preços foram de aluguel residencial, cigarro, energia elétrica, açúcar refinado e batata-inglesa. Os maiores recuos foram de tomate, feijão carioquinha, passagem aérea, feijão preto e leite longa vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]