Campo Grande - Operando há 12 anos com foco no transporte de grãos, e enquanto as obras de extensão da malha viária prometida para o Paraná não saem do papel, a América Latina Logística (ALL) vê o Mato Grosso do Sul como o estado mais promissor para investimentos. Em parceria com a também paranaense Serra Verde Express, a empresa reinaugurou ontem um trecho de transporte turístico ferroviário entre Campo Grande e Miranda, na região Oeste do estado (leia mais no quadro ao lado).
"Eu diria sem medo de errar que, dos seis estados onde atuamos, o Mato Grosso do Sul é o que tem maior potencial de crescimento. Tem muita coisa para ser explorada aqui", diz o gerente de operações da ALL naquele estado, Gerson Fabiano Almeida. Em abril, a ALL iniciou a operação de transporte de toda a produção de celulose do estado, para a Votorantim Celulose e Papel, entre Três Lagoas e o Porto de Santos.
Com a Vale do Rio Doce, firmou contrato de transporte de minérios de Corumbá para Porto Esperança e há ainda projetos em estudo para o transporte de álcool para o estado de São Paulo e de expansão do transporte de commodities agrícolas a granel. Entre os segmentos de atuação vislumbrados para o futuro estão o florestal, que ainda não é explorado.
Turismo
Paralelamente aos projetos de transporte de cargas, a ALL está sob grande pressão para entregar a segunda parte da obra de recuperação do ramal que liga Campo Grande a Corumbá. A população da cidade, que fica próxima da fronteira com a Bolívia, ficou desapontada ao ver a retomada "pela metade" do antigo Trem do Pantanal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da reinauguração fazendo uma viagem de quase duas horas entre Aquidauana e Palmeiras, chegou a prometer que fará a viagem completa em janeiro de 2010.
O investimento previsto é de cerca de R$ 90 milhões (quatro ou cinco vezes mais que os R$ 18 milhões investidos no primeiro trecho).
A repórter viajou a convite da ALL.
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