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A América Latina Logística (ALL) deve anunciar nos próximos dias a compra da Brasil Ferrovias. O fechamento do negócio, que movimentará mais de R$ 1 bilhão, não foi confirmado pelas duas companhias, mas é dado como certo no mercado.

A aquisição vem sendo discutida desde março, quando a ALL apresentou uma proposta pela Brasil Ferrovias, que foi colocada à venda por seus principais acionistas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos de pensão Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, e Funcef, da Caixa Econômica Federal.

A Brasil Ferrovias foi dividida em dois pacotes: um de trilhos de bitola larga, que liga São Paulo ao Mato Grosso, e outro de bitola estreita, que vai de São Paulo até o Mato Grosso do Sul. Juntos, eles somam 6,3 mil quilômetros. A ALL foi a única interessada nos dois trechos ferroviários e, por isso, largou na frente para completar a aquisição. Segundo informações que vazaram para a imprensa, a compra será feita com ações da própria ALL. Os sócios minoritários da Brasil Ferrovias que não quiserem esses papéis terão a opção de receber em dinheiro pela venda de suas participações.

Estimativas apresentadas na semana passada apontam que a aquisição não sairá por menos de R$ 1,3 bilhão. Com isso, o valor de mercado da ALL, que hoje gira em torno de R$ 7 bilhões, passaria para R$ 8,3 bilhões. A participação de cada acionista será diluída na nova estrutura, ou seja, os sócios terão um porcentual menor dos papéis de uma empresa maior. Com a compra, a ALL passaria a ter a maior malha ferroviária da América Latina, com quase 23 mil quilômetros, e teria acesso aos mercados do Centro Oeste e do Sudeste.

Leia as análises do mercado sobre a aquisição em reportagem no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

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