A America Latina Logistica (ALL), que tem sede em Curitiba, a Triunfo Participações e Investimentos (TPI) e a Vetorial Participações anunciaram ontem uma associação estratégica para criar a Vetria Mineração, com o objetivo de implantar um "sistema integrado mina-logística-porto".
A ALL será sócia majoritária da nova empresa, com 50,38% das ações. A TPI terá 15,79% e os acionistas da Vetorial, 33,83%. Segundo comunicado ao mercado, a Vetria atuará na exploração, beneficiamento, transporte, comercialização e exportação de minério de ferro, por meio de um porto privado a ser construído em Santos, uma capacidade de transporte ferroviário garantida por contrato com a ALL e uma mina própria localizada no Maciço de Urucum, na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O Maciço de Urucum é rico em minério de ferro de alta qualidade, com teor de ferro estimado superior a 62%.
A estimativa é que a mina de Corumbá tenha 1 bilhão de toneladas de minério de ferro, e sua capacidade de produção atual é de 1 milhão de toneladas por ano. A Vetria será ainda proprietária de um imóvel de 1,9 quilômetro quadrado em Santos, onde será construído o complexo portuário.
A Vetria estima que serão necessários investimentos de aproximadamente R$ 7,6 bilhões. Eles permitiriam atingir uma produção inicial de 20 milhões de toneladas por ano, que poderá ser expandida em mais 7,5 milhões de toneladas. O dinheiro será buscado no mercado financeiro ou com "eventuais parceiros estratégicos", segundo o comunicado.
A nova empresa investirá em vagões, locomotivas e na modernização completa da ferrovia que liga Corumbá a Santos. O material rodante (vagões e locomotivas) será de propriedade da Vetria, que contratará a ALL para fazer o transporte de até 27,5 milhões de toneladas por ano a uma tarifa de R$ 45 por tonelada. Esta tarifa contempla um desconto de frete em contrapartida aos investimentos que serão realizados pela Vetria na malha ferroviária da ALL.
A "efetivação da associação", diz o comunicado, estará condicionada ao cumprimento de determinadas condições, entre elas aprovações de autoridades governamentais. A Vetria espera cumprir tais condições em até dois anos.
Lula se revolta com modelo de “corporation” de ex-estatais, em que não consegue interferir
Por que Moraes voltou a multar a Starlink por causa de problemas com o X
Veja as propostas dos candidatos a prefeito de São Paulo para acabar com a cracolândia
Israel ataca principal reduto do Hezbollah, em Beirute
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião