• Carregando...

A produtora portuguesa de celulose Altri prevê atingir uma capacidade instalada de 900 mil toneladas de celulose em 2010, antecipando em um ano o objetivo previsto, disse Paulo Fernandes, presidente da companhia.

"A Altri espera atingir em 2010 uma capacidade instalada de 900 mil toneladas, com esta nova máquina em plena capacidade", disse o presidente, na apresentação do novo equipamento de 300 mil toneladas de capacidade da Celbi.

A meta de 900 mil toneladas estava prevista anteriormente para 2011 e a atualização da fábrica da Celbi representa um investimento de 350 milhões de euros.

A nova produção da Altri, que exporta mais de 90 por cento da celulose que produz, será direcionada para os mercados europeus, principalmente o Leste, segundo o presidente.

"Nós, com este aumento, vamos aumentar a nossa presença no leste (da Europa)", disse Fernandes. "A Altri é um empresa europeia. Obviamente queremos estar em outros mercados, como a China, mas aí o comércio de celulose é feito através de traders, enquanto na Europa lidamos mesmo com as fábricas, e esse é o tipo de cliente que nos interessa, que tem uma procura continuada e duradoura", acrescentou.

Demanda forte

O executivo afirmou ainda que "a Altri só não aumenta ainda mais a sua capacidade por falta de base florestal nacional para isso".

"Se tivéssemos mais 50 mil hectares de floresta, a produção da Altri chegaria a 1 milhão de toneladas anuais", explicou.

Quanto à demanda, Fernandes assegura: "o que sentimos é a continuação de uma forte procura, embora o ritmo de subida dos preços deva diminuir, até porque há toda uma indústria que também tem de sobreviver e assegurar as suas margens, como é o caso do papel".

"Não temos quaisquer problemas de colocação dos nossos produtos", disse ele, acrescentando: "não vejo que, no curto prazo, haja mudanças neste cenário de forte procura."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]