
Apostando em um mercado que cresce muito na internet, imobiliárias tradicionais estão, aos poucos, criando departamentos de locação de imóveis no exterior. No Paraná, a Apolar, uma das maiores imobiliárias do Sul do país, foi pioneira e atualmente têm mais de cinco mil propriedades em 12 destinos, como Nova York, Miami, Barcelona e Paris. Todos para locação.
O serviço do departamento, batizado de Apolar Real Estate, e lançado há dois anos, é semelhante ao oferecido por sites famosos como o Airbnb e Tripadvisor, mas com uma diferença: a segurança. Enquanto na internet o consumidor é obrigado a tratar com o proprietário desconhecido que mora do outro lado do mundo, e confiar apenas em comentários de outros usuários, nas imobiliárias o locatário negocia com o corretor, que assume todos os riscos.
De acordo com Jean Daniel Galiano, um dos proprietários da empresa, e diretor do Apolar Real Estate, o departamento é um sucesso desde o lançamento, em 2011, com o nome Apolar Conexão. "Na metade de 2012 tínhamos todos os apartamentos reservados até meados deste ano", revela.
O engenheiro civil Carlos Litz usou o serviço duas vezes. Ele, a esposa, e os dois filhos, viajaram para Paris em 2011, e Lisboa em 2012, e optaram pelo aluguel de imóveis ao invés do hotel. "É mais informal e barato. Você não fica preso ao serviço do hotel, se integra mais à comunidade, se relaciona melhor com o destino", afirma. Nas duas viagens, o período foi de duas semanas.
Segundo Jean Daniel, no caso da Apolar, o cliente sai do Brasil com seguro e assistência 24 horas. "Fazemos tudo por aqui. O cliente tem acesso a tudo, tem as informações via site. Lá, ele só entra e usa o imóvel", diz. A empresa também oferece consultoria gratuita para o preparo da viagem. "Se um cliente quer assistir a um show em Paris, por exemplo, o auxiliamos na reserva, nas informações", explica.
Economia
A principal vantagem da locação de um imóvel no exterior é o preço. Em média, a diária de um apartamento de alto padrão é de 30% a 40% menor que a de um hotel três estrelas.
Em Paris, por exemplo, é possível encontrar um apartamento de 60 metros quadrados, para quatro pessoas, no quartier Val-de-Grâce (um dos bairros mais valorizados da cidade), por R$ 350 ao dia. Um hotel na mesma região, para quatro pessoas, não saí por menos de R$ 440 a diária.
Manual
Na internet ou na imobiliária, siga as dicas para ter uma boa viagem
Localização
A escolha do bairro e até mesmo da rua vai interferir diretamente na programação da viagem. Pesquise imóveis próximos a pontos turísticos ou localizados ao lado de pontos de ônibus e estações de metrô.
Detalhes
Escolha o imóvel com o maior número de fotos possível, preferencialmente recentes, e converse bastante com o locatário. Observe o número de quartos, a quantidade máxima de hóspedes, se dispõem de wi-fi, ferro e tábua de passar roupa, utensílios domésticos, televisão, ar condicionado, cofre, entre outros itens.
Contrato
Mesmo sendo uma locação para um período curto, o contrato é indispensável. É onde devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor a ser pago, a forma de pagamento, eventuais multas por atraso, depredação ou desistência de uma das partes, o número de pessoas que vai se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos à disposição do locatário. O documento deve ainda especificar quem ficará responsável pelo pagamento das contas durante o período de locação.
Taxas
O proprietário tem o direito de aceitar ou não a reserva. Muitas propriedades necessitam da confirmação do aluguel e o pagamento de uma taxa administrativa e uma taxa de limpeza.
Estadia
Muitos proprietários impõem uma quantidade mínima de diárias, normalmente a partir de três noites.
Entrada
Ao chegar ao imóvel, o locatário deve fazer uma inspeção para verificar se tudo está de acordo com o designado no contrato. Caso haja algum dano, como um vidro quebrado ou eletrodoméstico que não funciona, o fato deve ser anotado e informado ao locador durante a inspeção, para que o locatário não tenha que pagar indenização. É comum os proprietários solicitarem os dados do cartão de crédito como garantia.
Fim
Avalie novamente o imóvel com o proprietário. Quando voltar para casa, não deixe de registrar suas impressões sobre o locador e o imóvel no site da ferramenta, para orientação dos futuros usuários.



