• Carregando...
Carlos Litz e a família locaram imóveis para viagens a Paris (2011) e Lisboa (2012) | Antônio More / Gazeta do Povo
Carlos Litz e a família locaram imóveis para viagens a Paris (2011) e Lisboa (2012)| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

30% mais baratoé um aluguel de um apartamento no exterior, em média, em comparação à reserva em um hotel três estrelas, na mesma localização e para o mesmo número de pessoas.

Serviço

Sites de aluguelAirbnb. www.airbnb.com.br

Windu. www.wimdu.com.br

Homelidays. www.homelidays.com

Booking.com.www.booking.com

Depoimento

Praticamente em um filme de Spike Lee

Começou com uma pergunta. Durante uma longa entrevista com o diretor da Apolar, Jean Michel Galiano, para o caderno Imóveis da Gazeta, ele falou sobre o braço internacional da empresa, citando Paris e Miami. Despretensiosamente – e, confesso, sem esperança – mandei um "Tem em Nova York?". Com viagem de férias programada, eu buscava uma alternativa de hospedagem para passar 12 dias em NYC com meu marido e dois filhos adolescentes.

A essa altura, estávamos preocupados: nosso orçamento não comportava estadia em hotel para quatro pessoas por tantos dias, as passagens estavam compradas e as opções iam minguando. Em junho, com a proximidade do verão no hemisfério norte, os preços oferecidos no site AirBNB, nossa primeira opção ainda no inicio do planejamento da viagem, em fevereiro, subiam astronomicamente. Quando o preço estava bom, a localização era ruim.

Bom, bastou aquela perguntinha. O responsável pelas locações internacionais me atendeu no mesmo dia. Tudo foi rápido e objetivo: passei nossas demandas (data, quanto podíamos pagar, e as localizações preferenciais: próximo a qualquer estação de metrô em Manhattan ou na região em torno de Williamsburg, no Brooklyn). Um dia depois recebemos email com descrição e fotos de um apartamento em Bed-Stuyvesant, no Brooklyn, a duas quadras do metrô. Imóvel amplo e mobiliado, com cozinha equipada, banheiro reformado, utensílios, roupa de cama e de banho, armários, TV e wi-fi. O melhor: preço dentro do nosso orçamento.

Foi um grande sossego negociar com uma imobiliária conhecida, em nossa cidade, e lidar com pessoas "de verdade". Depósito de reserva, recibos, documentação, dúvidas? Tudo se resolveu em trocas de emails, telefonemas e apenas duas visitas à imobiliária.

Ao chegar lá só tivemos boas surpresas. O filho da proprietária nos aguardava com as chaves, conforme combinado. O bairro, tranquilo, não é cheio de turistas. Na nossa quadra, a vizinhança era familiar e amigável. Tomávamos um excelente breakfast no café da esquina, frequentado por moradores e trabalhadores da região, por um preço cinco vezes menor que os de Manhattan ou de outros lugares do Brooklyn.

Nova York é sempre sensacional – mas certamente, ficar naquele apartamento contribuiu para tornar nossa viagem ainda mais bacana. Como disse uma amiga que mora em NYC há muitos anos e foi nos visitar no "nosso apê": "Vocês estão dentro de um filme do Spike Lee!".

Bia Moraes, editora do caderno de Imóveis da Gazeta do Povo.

Apostando em um mercado que cresce muito na internet, imobiliárias tradicionais estão, aos poucos, criando departamentos de locação de imóveis no exterior. No Paraná, a Apolar, uma das maiores imobiliárias do Sul do país, foi pioneira e atualmente têm mais de cinco mil propriedades em 12 destinos, como Nova York, Miami, Barcelona e Paris. Todos para locação.

O serviço do departamento, batizado de Apolar Real Estate, e lançado há dois anos, é semelhante ao oferecido por sites famosos como o Airbnb e Tripadvisor, mas com uma diferença: a segurança. Enquanto na internet o consumidor é obrigado a tratar com o proprietário desconhecido que mora do outro lado do mundo, e confiar apenas em comentários de outros usuários, nas imobiliárias o locatário negocia com o corretor, que assume todos os riscos.

De acordo com Jean Daniel Galiano, um dos proprietários da empresa, e diretor do Apolar Real Estate, o departamento é um sucesso desde o lançamento, em 2011, com o nome Apolar Conexão. "Na metade de 2012 tínhamos todos os apartamentos reservados até meados deste ano", revela.

O engenheiro civil Carlos Litz usou o serviço duas vezes. Ele, a esposa, e os dois filhos, viajaram para Paris em 2011, e Lisboa em 2012, e optaram pelo aluguel de imóveis ao invés do hotel. "É mais informal e barato. Você não fica preso ao serviço do hotel, se integra mais à comunidade, se relaciona melhor com o destino", afirma. Nas duas viagens, o período foi de duas semanas.

Segundo Jean Daniel, no caso da Apolar, o cliente sai do Brasil com seguro e assistência 24 horas. "Fazemos tudo por aqui. O cliente tem acesso a tudo, tem as informações via site. Lá, ele só entra e usa o imóvel", diz. A empresa também oferece consultoria gratuita para o preparo da viagem. "Se um cliente quer assistir a um show em Paris, por exemplo, o auxiliamos na reserva, nas informações", explica.

Economia

A principal vantagem da locação de um imóvel no exterior é o preço. Em média, a diária de um apartamento de alto padrão é de 30% a 40% menor que a de um hotel três estrelas.

Em Paris, por exemplo, é possível encontrar um apartamento de 60 metros quadrados, para quatro pessoas, no quartier Val-de-Grâce (um dos bairros mais valorizados da cidade), por R$ 350 ao dia. Um hotel na mesma região, para quatro pessoas, não saí por menos de R$ 440 a diária.

Manual

Na internet ou na imobiliária, siga as dicas para ter uma boa viagem

Localização

A escolha do bairro e até mesmo da rua vai interferir diretamente na programação da viagem. Pesquise imóveis próximos a pontos turísticos ou localizados ao lado de pontos de ônibus e estações de metrô.

Detalhes

Escolha o imóvel com o maior número de fotos possível, preferencialmente recentes, e converse bastante com o locatário. Observe o número de quartos, a quantidade máxima de hóspedes, se dispõem de wi-fi, ferro e tábua de passar roupa, utensílios domésticos, televisão, ar condicionado, cofre, entre outros itens.

Contrato

Mesmo sendo uma locação para um período curto, o contrato é indispensável. É onde devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor a ser pago, a forma de pagamento, eventuais multas por atraso, depredação ou desistência de uma das partes, o número de pessoas que vai se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos à disposição do locatário. O documento deve ainda especificar quem ficará responsável pelo pagamento das contas durante o período de locação.

Taxas

O proprietário tem o direito de aceitar ou não a reserva. Muitas propriedades necessitam da confirmação do aluguel e o pagamento de uma taxa administrativa e uma taxa de limpeza.

Estadia

Muitos proprietários impõem uma quantidade mínima de diárias, normalmente a partir de três noites.

Entrada

Ao chegar ao imóvel, o locatário deve fazer uma inspeção para verificar se tudo está de acordo com o designado no contrato. Caso haja algum dano, como um vidro quebrado ou eletrodoméstico que não funciona, o fato deve ser anotado e informado ao locador durante a inspeção, para que o locatário não tenha que pagar indenização. É comum os proprietários solicitarem os dados do cartão de crédito como garantia.

Fim

Avalie novamente o imóvel com o proprietário. Quando voltar para casa, não deixe de registrar suas impressões sobre o locador e o imóvel no site da ferramenta, para orientação dos futuros usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]