Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habitação

Aluguel custa mais que prestação

Estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que as famílias que gastam com aluguel comprometem quase o dobro do que aquelas que financiam imóveis. Com base nos dados da Pesquisa de Orça­mentos Familiares (POF) de 2008/2009, o instituto mostra que, em média, o brasileiro destina 12% da renda familiar para o aluguel. As despesas com a prestação da casa própria, por sua vez, representam 7% do orçamento de quem financia.

Segundo Pedro Carvalho, pesquisador do Ipea, hoje é mais barato financiar do que alugar um imóvel. "Nos contratos de financiamento há uma proteção maior contra a especulação imobiliária. Os contratos de aluguéis são revistos a cada 30 meses com valor de mercado", disse.

Carvalho citou ainda o fato de que normalmente os contratos de aluguel são atrelados ao Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M). "O crescimento do preço dos imóveis, intensificado a partir de 2008, foi muito maior que o da TR [Taxa Referencial], que indexa a maioria dos contratos de financiamento imobiliário. Com isso, os mutuários do SFH [Sistema Financeiro da Habitação] estão mais protegidos contra choques e bolhas nos preços dos imóveis do que os arrendatários", afirma o estudo.

Renda

Os dados mostram ainda que, apesar dos avanços, a compra de imóvel no país ainda está concentrada nas faixas mais elevadas de renda. Em média, 2,1% das famílias adquiriram imóveis no período da pesquisa. Outro sinal de que a compra ainda está nas faixas de maior renda é que 2,5% das famílias declararam ter comprado um segundo imóvel.

A análise por faixa de renda mostra que, entre os 5% mais ricos, 16,5% compraram imóveis no período. Entre os 25% mais pobres, o porcentual de famílias que compraram imóveis ficou em 1,5%.

De 2002 a 2008, o porcentual de famílias que pagam aluguel subiu de 12,9% para 17% dos domicílios. A pesquisa destaca que os custos elevados com despesas como seguro-fiança e depósitos representam uma barreira à entrada no mercado de locação formal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.