• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje (5) que o Brasil pode deixar de importar o gás boliviano caso haja uma elevação excessiva no preço do produto, decorrente da nacionalização do petróleo e gás na Bolívia.

- Não sei nem os percentuais. Acho que isso não é uma tarefa nossa (do Itamaraty), é da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia. O problema é que, se os aumentos forem excessivos, simplesmente o gás se inviabiliza - avalia Amorim.

Segundo ele, o gás só existe no Brasil porque chega a um preço competitivo em relação ao óleo combustível, em relação ao gás liquefeito e a outras fontes de energia.

- A questão do preço fica condicionada a isso.

Durante a reunião realizada na quinta-feira, em Puerto Iguazú, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales, da Bolívia, Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela, ficou garantido o fornecimento do gás da Bolívia para o Brasil. A decisão sobre o preço ficou para a próxima semana.

Há dois dias, em entrevista à Agência Boliviana de Informação (ABI), Evo Morales já previa a necessidade de aumento no preço do gás exportado.

- Sim, Brasil e Argentina têm que aumentar o preço do gás que estão comprando. Segundo o acordo, os preços já deveriam ter sido revisados em 2004. Lamento que os governos não tenham feito isso - disse o presidente boliviano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]