• Carregando...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer evitar que se repita o caos que tomou conta dos aeroportos do país no fim do ano passado. Para isso, anunciou que vai aumentar a fiscalização em 15 aeroportos do país nos próximos dez dias.

A agência pediu ainda que as empresas aéreas reforcem suas equipes durante os horários de pico na semana do carnaval e que informem aos passageiros com clareza sobre qualquer problema que venha a surgir.

Atrasos

Na terça-feira, o dia fechou com 11,6% de vôos atrasados acima de meia hora. A Infraero informou ainda que, dos 328 vôos atrasados nesta quinta-feira, 228 (18,4% do total) registraram atrasos superiores a 45 minutos.

Já em Brasília, a dois dias do carnaval, os atrasos praticamente dobraram em relação aos registrados na terça-feira. Segundo o levantamento da Infraero em 67 aeroportos, até o fim da manhã desta quinta, 151 dos 727 vôos, ou 20,8% do total, estavam com atrasos superiores a meia hora. Destes, 99, ou 16,6%, registraram atrasos superiores a 45 minutos. Na terça-feira, o percentual de atrasos de meia hora ficou em 11,6%.

O Comando da Aeronáutica informou que a parte de controle aéreo está normal e que não há nenhum equipamento dos centros de controle com problemas. A Infraero não soube informar os motivos dos atrasos e a Anac vai apurar se houve problemas nas companhias áreas ou excesso de fluxo.

Negociações

As insatisfações dos controladores de vôo com o governo aumentaram e, a três dias do carnaval, surge a ameaça de paralisações e tumultos nos aeroportos durante o feriado. Os profissionais querem pressionar o governo para que mudanças, como melhor remuneração e a desmilitarização do setor, saiam do papel.

O sindicato dos controladores civis afirmou que pode abandonar as negociações com o governo até amanhã. Mas nega que esteja organizando um movimento de greve ou oerações que prejudiquem os consumidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]