• Carregando...

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reúne na tarde desta segunda-feira para avaliar a situação da Varig e uma eventual punição à empresa, que cancelou seus vôos sem autorização da agência na quinta-feira e vem retomando aos poucos sua operação, causando transtornos aos passageiros.

Segundo a assessoria da Anac, ainda não é possível fazer um quadro do funcionamento da companhia nesta manhã, mas alguns problemas em Recife e Fortaleza já haviam sido registrados antes das 11h.

Durante o fim de semana, a Varig restabeleceu alguns vôos nacionais e internacionais e a Anac acompanhou o atendimento aos passageiros nos principais aeroportos do país. Segundo a agência, nem todos os passageiros não embarcados estão conseguindo hospedagem e alimentação, como manda a lei, o que também está sendo avaliado pela agência.

A Varig deixou 200 passageiros no chão no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no sábado, mas, segundo a Anac, disponibilizou uma aeronave MD-11 vinda de Buenos Aires na tarde de domingo para embarcá-los.

No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, 40 passageiros com destino a Paris tiveram seu vôo cancelado também no sábado e foram direcionados para vôo da TAM .

Ainda no âmbito internacional, dois passageiros saindo de São Paulo para Madri, cinco para Buenos Aires e 11 para Santa Cruz de la Sierra foram transportados em vôos de empresas concorrentes.

No mercado doméstico, 18 pessoas com destinos entre Belém, Manaus, e Brasília, partindo da capital paulista, também foram relocados em outras empresas, informou a Anac.

A assessoria da Varig declarou nesta segunda-feira que ainda não há nenhuma definição se mais vôos serão retomados e não soube informar também a real situação nos aeroportos nem a quantidade de aviões disponíveis para operação.

Na sexta-feira, depois da negativa da Anac em aceitar o cancelamento temporário de vôos da Varig, que não tem aviões suficientes para manter os cerca de 25 vôos diários que vinha fazendo, a empresa anunciou que iria retomar alguns trechos.

O cancelamento ocorreu horas depois da Varig ser vendida para um grupo de empresários brasileiros e o fundo de investimentos norte-americano Matlin Patterson, reunidos na Volo do Brasil, que compraram no início do ano a VarigLog, ex-subsidiária da Varig.

O cancelamento, até o dia 28, segundo os novos compradores, era fundamental para a avaliação dos novos donos de quais rotas iriam operar.

Segundo nota da Varig na sexta-feira, a companhia manteve vôos para Frankfurt e Miami, com saídas do aeroporto de Guarulhos (São Paulo).

A partir de sábado, além destes dois destinos, a Varig começou a operar para Londres e Nova York. A operação de Miami e Nova York continua sendo em dias alternados, observou a empresa. No domingo, a companhia colocou um vôo para Caracas e outro para Buenos Aires, que fará escala em Porto Alegre.

Os vôos domésticos restabelecidos pela Varig, a partir de sábado foram: Rio/Recife/Fernando de Noronha (ida e volta); Rio (Galeão)/São Paulo (Guarulhos)/Fortaleza (ida e volta) e São Paulo/Manaus, em dias alternados. Além disso, a empresa mantém a ponte-aérea Rio/São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]