Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
telefonia

Anatel aprova compra da Brasil Telecom pela Oi

Agência já havia dado anuência prévia ao negócio. Agora, Cade vai avaliar junção das operadoras de telefonia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (11) o ato de concentração sobre a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi.

Segundo a agência, quem decide sobre a aquisição do ponto de vista da concorrência é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas antes disso a Anatel dá uma espécie de parecer, que é o ato de concentração. Ou seja, a agência, que já havia dado a anuência prévia à aquisição, se posicionou definitivamente nesta quinta de forma favorável ao negócio. O processo segue agora para o Cade.

O conselheiro da Anatel João Rezende disse que o ato foi aprovado sem restrições, com base na análise da área técnica da agência e no parecer da Procuradoria da Anatel, que não constataram na operação nenhum problema relacionado à concorrência no setor.

Segundo o conselheiro, foram considerados, no processo, os serviços de telefonia fixa local e de longa distância nacional e internacional, além dos serviços de telefonia celular e de banda larga. "Em nenhum desses serviços foi encontrado nada que ameace a concorrência", afirmou Rezende, relator do processo.

Ele disse que a maior concentração está no serviço de longa distância nacional (interurbano), no qual as duas empresas, juntas, dominam 35% do mercado. Esse percentual, no entanto, na avaliação da Anatel, não é um problema, porque, nesse segmento, há 56 empresas atuando e há uma forte concorrente, que é a Embratel.

Rezende afirmou que, no segmento de banda larga, também não foi identificado risco à concorrência. Em 2008, quando o negócio entre BrT e Oi foi anunciado, o Cade assinou com as duas empresas um acordo preventivo para que fosse mantida a independência entre os provedores iG (da Brasil Telecom) e Oi Internet (da Oi), por entender que nesse mercado as duas empresas eram potenciais concorrentes entre si.

A compra da BrT pela Oi foi anunciada em abril de 2008, por R$ 5,8 bilhões. Com a fusão, foi criada uma operadora de telefonia com concessão para atuar em quase todo o território brasileiro, à exceção de São Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.