• Carregando...

O superintendente de Abastecimento da Associação Nacional do Petróleo (ANP), Dirceu Amorelli, confirmou nesta sexta-feira (9) a aprovação da regulamentação do mercado de etanol anidro, usado na mistura de gasolina, após quase um ano de discussões. A partir de 1º de abril de 2013, as distribuidoras serão obrigadas a manter um estoque suficiente para 15 dias. Já os produtores precisarão assegurar estoque para cerca de 40 dias. A ANP exigirá a apresentação de contratos com etanol anidro tanto por produtores quanto por distribuidores.

Segundo Morelli, a regulamentação deve contribuir para manter os estoques de etanol mais estáveis no País. Desta forma, Morelli acredita que pode haver menos oscilação de preço e do porcentual de etanol que é adicionado à gasolina, que varia entre 20% e 25%. "O preço do etanol e porcentual (de adição à gasolina) são fortemente influenciados pela oferta", disse.

A regulamentação, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, começou a ser discutida diante do problemas de abastecimento de álcool sofrida no Brasil. Com estoques em baixa, o consumo de gasolina aumentou e a Petrobras precisou elevar a importação do combustível de 9 mil barris por dia em média no ano passado, para 45 mil barris por dia este ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]