• Carregando...

Antigas áreas industriais das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro estão sendo revitalizadas com ajuda de uma iniciativa da Prefeitura de Stuttgart, na Alemanha. O projeto Integration apóia técnica e financeiramente propostas para reutilização de terrenos de fábricas desativadas, muitos deles com o solo contaminado.

O projeto foi criado em 2005 e desde 2009 está em seis cidades da América Latina: Bogotá, na Colômbia; Chihuahua e Guadalajara, no México; Quito, no Equador; São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, o projeto atua na reurbanização de uma área na região da Mooca, e no Rio, no bairro de Engenho de Dentro.

Em ambas as áreas brasileiras, a reurbanização leva em conta o conceito de "cidades compactas". A ideia é usar terrenos centrais ociosos para habitação evitando assim que moradores estabeleçam-se na periferia. Desta forma, o acesso aos serviços públicos é facilitado e o gasto governamental para a universalização deles, reduzido.

"A coesão territorial melhora a qualidade de vida da população", disse Hermann Kirchholtes, coordenador geral do Integration. "Queremos criar condições de vida em áreas degradadas. Levar para terrenos abandonados moradias e equipamentos públicos".

Kirchholtes foi um dos coordenadores do Integration que participou hoje (15) de um seminário sobre planejamento urbano promovido pela Prefeitura de São Paulo. Além dele, representantes das cidades que participam do projeto alemão também debateram experiências sobre o assunto.

Kirchholtes disse que recuperar uma área contaminada por anos de atividade industriais não é fácil nem barato. Chega a representar 3% do investimento para a construção de um empreendimento imobiliário. Mesmo assim, segundo ele, o gasto compensa pela melhoria geral das condições da vida na área recuperada e em outros locais da cidade.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Stuttgart, Werner Flad, afirmou que recuperações de áreas de antigos terrenos industriais são realizadas na cidade alemã desde a década de 80. Mais de 400 áreas já foram recuperadas e cerca de 3,5 mil ainda passaram por intervenções.

Em São Paulo, de acordo com o prefeito Gilberto Kassab, outros dois projetos em estudo na prefeitura procuram recuperar áreas urbanas priorizando a ocupação planejada. Além do projeto na Mooca, apoiado pelo Integration, operações urbanas na região da Lapa, zona oeste, e em grande parte da zona leste estão em fase de implementação.

"Vamos colocar em consulta pública os editais para contratação de empresas que farão as três operações urbanas", disse Kassab, que também participou do seminário. "Esperamos definir o mais rápido possível quem vai realizar os projetos".

Já no Rio, o projeto de Engenho de Dentro fica dentro da proposta de reurbanização da chamada Área de Planejamento 3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]