• Carregando...
Engarrafamento causado por semáforos apagados, em Recife | Williams Aguiar/Fotoarena/Folhapress
Engarrafamento causado por semáforos apagados, em Recife| Foto: Williams Aguiar/Fotoarena/Folhapress

Um apagão atingiu todos os estados do Nordeste do país ontem. O desligamento teve início pouco antes das 15 horas e durou até por volta das 17h30. A instabilidade do sistema levou a quedas de energia também no Paraná: a Copel confirmou que 37 mil consumidores na Região Metropolitana de Curitiba, no Litoral e no Norte do estado ficaram sem energia por cerca de 15 minutos.

Segundo o Operador Na­cional do Sistema Elétrico (ONS), o corte foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão no Piauí – uma da Ienne, subsidiária da espanhola Isolux, e outra da Taesa, controlada pela Cemig. As linhas fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O foco de calor intenso decorrente das queimadas sobrecarregou as linhas e provocou seu desligamento. Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional". Para evitar sobrecargas, o sistema fez o desligamento automático de outras três linhas.

Para discutir as causas e os impactos do apagão, o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, convocou para as 11 horas de hoje uma reunião extraordinária do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico. De acordo com o calendário oficial do governo, a próxima reunião ordinária desse grupo deveria ocorrer apenas em 4 de setembro – os encontros são mensais. Participam do conselho representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética e do ONS, além de técnicos do Ministério de Minas e Energia e representantes de empresas convocadas.

Histórico

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos estados brasileiros. No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Lobão vir a público para tranquilizar a população. Na época, ele disse que não haveria racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais". No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]