• Carregando...

Na contramão da tendência da Bovespa, as ações da Positivo Informática dispararam no pregão de ontem. Os papéis da companhia paranaense exibiam alta de 17,7% no encerramento dos negócios, a maior valorização da empresa em um único dia neste ano, graças à boa recepção do balanço trimestral de vendas divulgado na véspera. Com o avanço de ontem, as ações da companhia, que já havim subido na segunda-feira, acumulam alta de 25% na semana, bem acima dos 7,3% do Ibovespa, o principal indicador da bolsa.

Ainda assim, o valor de fechamento das ações, de R$ 5, permanece distante do registrado nos primeiros meses do ano. No acumulado de 2008, os papéis da fabricante de computadores acumulam baixa de 88%, frente à desvalorização de 39% do Ibovespa. Desde janeiro, as cotações têm sido afetadas pelo fim de benefícios fiscais em São Paulo, pela queda nas margens de lucro e, mais recentemente, pela valorização do dólar – que pode encarecer os produtos da empresa, que contêm muitos componentes importados. No entanto, as dificuldades enfrentadas por concorrentes como a CCE – que há duas semanas demitiu centenas de empregados da fábrica de Manaus – podem vir a beneficiar a Positivo.

Segundo relatório da corretora Ativa, os dados do balanço trimestral, que apresentaram crescimento em todas as variáveis, superaram as expectativas – o que provavelmente contribuiu para a disparada dos papéis. De acordo com o balanço, entre julho e setembro a receita bruta da Positivo somou R$ 607,6 milhões, cerca de 36% acima do verificado no mesmo período de 2007. A venda de computadores, por sua vez, cresceu 42% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, atingindo 437,7 mil unidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]