• Carregando...
O  presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, desiste da indicação ao Conselho da Petrobras.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, desiste da indicação ao Conselho da Petrobras.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, não vai mais presidir o conselho da Petrobras, cargo para o qual havia sido indicado pelo governo federal. Ele anunciou a decisão em nota publicada no site do clube carioca na madrugada deste domingo (3). O anúncio foi feito horas depois de o Flamengo perder o título do Campeonato Carioca para o Fluminense.

"Apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informar que resolvi abrir mão desta indicação", escreveu Landim no comunicado, que é dirigido a sócios e torcedores do clube. Mais adiante, ele diz: "Em relação ao Flamengo, os últimos acontecimentos me demonstraram a necessidade de termos todos nós o compromisso de um grau ainda maior de dedicação e foco ao clube".

Na nota, o presidente do Flamengo diz que já informou sua decisão ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, agradecendo o convite. Landim alegou dificuldades em exercer as duas funções "com a excelência por mim desejada e à altura que a Petrobras e o Flamengo merecem", como justificativa para não aceitar a indicação.

O nome de Landim havia sido indicado pelo governo para presidir o conselho administrativo da Petrobras no começo de março. A indicação seria avaliada pelos acionistas em assembleia-geral no dia 13 de abril – a mesma na qual o economista Adriano Pires, indicado pelo governo, tende a ser confirmado como presidente da estatal. Caso fosse aprovado, Landim substituiria o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que deixou o cargo por motivos pessoais.

Rodolfo Landim trabalhou por 26 anos na Petrobras, com passagens pelas áreas de exploração e produção e gás natural. Quando deixou a empresa, em 2006, presidia a BR Distribuidora, então uma subsidiária integral da estatal. Depois de sair da Petrobras, liderou empresas de Eike Batista: atuou como diretor-geral da MMX Mineração e Metálicos S.A. (2006 a 2008); foi fundador e posteriormente CEO da OGX Petróleo e Gás Participações S.A. (2008 a 2009); e CEO da OSX Brasil S.A. (2009-2010).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]