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A Uber anunciou três novidades para usuários e uma para motoristas parceiros do Brasil. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
A Uber anunciou três novidades para usuários e uma para motoristas parceiros do Brasil.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Uber anunciou três novos produtos para o Brasil em evento nesta terça-feira (25), em São Paulo. O primeiro é focado em usuários com planos pré-pagos de internet no celular ou que sofrem com a instabilidade da rede, ganhando agora um aplicativo mais leve e com soluções para “driblar” estes problemas.

A companhia também apresentou um novo meio de pagamento, o Uber Cash, em que é possível comprar créditos para serem usados na hora de chamar uma corrida, evitando assim o uso de cartão de crédito.

Por fim, a empresa também mostrou uma nova forma de se usar o Uber Pool, em que o usuário faz uma pequena caminhada para facilitar o trajeto a ser feito.

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Além disso, a empresa também anunciou um projeto piloto para financiar a instalação de GNV em carros de motoristas parceiros.

Confira, abaixo, as novidades para os usuários:

Uber Lite, a versão leve do app

Chamado Uber Lite, a empresa oferece um aplicativo mais leve para celulares mais antigos e com menos capacidade de armazenamento, além de celulares pré-pagos. O objetivo é que mais pessoas possam ter acesso ao serviço da empresa.

Essa opção foi lançada na Índia em junho e agora chega ao Brasil e a partir desta terça-feira (25) já estará disponível na App Store e na Play Store.

O app é mais compacto: são necessários menos de 5MB para baixar – equivalente a 3 selfies. “É uma versão redesenhada do Uber para alcançar mais pessoas no Brasil”, afirmou Manik Gupta, vice-presidente da empresa.

Além disso, a nova versão do app consome menos dados e funciona em condições em que a internet está instável.

Para isso, o app é mais simples de usar. Sua interface é mais básica e não apresenta automaticamente o mapa – passa a ser opcional aparecer o caminho para o usuário.

Comparação entre o app normal da Uber e a versão Lite.

O usuário digita menos. O app prioriza a localização automática da pessoa via GPS. Se o local de embarque não informar a localização exata o próprio app sugere um novo lugar de embarque próximo do usuários e conhecido do motorista.

Além disso, o app já tem armazenado uma lista dos principais pontos de referência da cidade que o usuário estiver para que seja possível encontrar o destino mesmo off-line. A conexão será necessária para completar a solicitação do carro.

Conforme o usuário vai usando o Uber, o app grava seus trajetos. As formas de pagamentos são iguais a do Uber tradicional: cartão de débito, crédito e dinheiro.

Uber Cash, um novo jeito de pagar

A Uber anunciou também uma nova forma de pagamento no app. Chamado Uber Cash, é uma opção alternativa ao cartão de débito e crédito para usar o serviço. Essa opção foi lançadas neste mês nos EUA.

O usuário poderá usar um cartão pré-pago para carregar um saldo dentro do aplicativo. Na prática, vai aparecer mais uma opção na interface de pagamentos dentro do app.

O saldo nunca expira e o usuário pode usar quando quiser. Essa opção estará disponível no app a partir desta quarta-feira (26) e o cartão pre-pago estará disponível nas maiores varejistas do Brasil.

Como vai funcionar: o usuário compra um cartão pré-pago em qualquer loja e coloca o dinheiro. O usuário adiciona o PIN digital desse cartão no app e o saldo é transferido automaticamente. E quando o carro é solicitado o custo da viagem é pago com esse saldo. O app vai avisar caso o saldo não seja suficiente para a corrida que o usuário pediu.

Uber Pool vai incluir trechos com caminhada

A terceira novidade anunciada pela empresa foi a atualização da modalidade Pool, que oferece o serviço compartilhado entre usuários.

O Pool que já é mais barato, vai passar a custar até 35% menos que o Uber X, mas os motoristas vão receber a mesma quantia como se a viagem fosse pelo X – a empresa vai cobrir a diferença.

A proposta é fazer com que a rota com mais de uma parada seja mais rápida e eficiente. Para isso, os usuários agora terão de se deslocar caminhando até o ponto de encontro com o motorista. Serão caminhadas de cerca de 5 minutos para facilitar o trajeto com destinos diferentes entre usuários.

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Ficou definido que a espera dos usuários será sempre de 2 a 5 minutos para que a empresa consiga ajustar a melhor rota possível entre os usuários que estão pedindo a corrida compartilhada.

Na prática, na interface o que muda é que quando o usuário pedir o Pool vão aparecer ao invés do alfinete preto, alguns alfinetes azuis com possíveis rotas de deslocamento a pé. Quando a corrida for definida o usuário vai até o alfinete azul indicado para pegar o Uber. Terá uma tela com instruções do caminho até encontrar o carro.

Depois a corrida segue como já funcionava antes, e o usuário tem acesso ao percurso até o ponto onde vai descer. Ao fim da corrida, o usuário poderá ser deixado em um ponto e também ter que caminhar alguns minutos até seu destino. Tudo com o objetivo de agilizar a corrida e evitar zigue-zague e desvios na rota e ganhar tempo.

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