• Carregando...

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai abrir seu plano de investimento deste ano às micro e pequenas empresas paranaenses. A apresentação – que tratará de obras como dragagens, construção de armazéns graneleiros, am­­pliação do cais acostável e sistemas de segurança e controle portuários que podem chegar ao montante de R$ 1 bilhão – será hoje à noite, na sede do Sebrae-PR, em Curi­tiba.

O II Painel de Negócios, evento da Redepetro/PR em parceria com o Sebrae e a Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar), em Araucária (Região Metropolitana de Curi­­tiba), é voltado a empresários de todos os segmentos que estejam interessados em conhecer as demandas da autarquia estadual e prestar serviços a ela.

Os investimentos da Appa com licitações já em andamento ou mesmo com data marcada foram tema de reportagem recente da Gazeta do Povo. Embora a expectativa em torno da vinda de recursos federais seja grande, os investimentos confirmados estão na casa dos R$ 227 milhões para este ano. Quem vai apresentar os planos da autarquia é o diretor de Desenvolvimento Empre­sarial da Appa, Lou­renço Fregonese.

Segundo a presidente da Redepetro/PR, Izabel Cris­tina de Souza, a rede conta com cerca de 50 empresas associadas. "Queremos au­­men­­tar esse número neste ano para ao menos 100 e fazer mais eventos como este", afirma. "O intuito dos painéis é disseminar as oportunidades de negócio para as pequenas empresas e fazer com que elas saibam o que é preciso para aproveitá-los, melhorando sua gestão e parque fabril para serem mais competitivas", afirma Pedro Cesar Rychuv Santos, consultor do Sebrae e gestor dos projetos de petróleo, gás e construção civil.

O evento de hoje é o segundo da Redepetro/PR nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, as organizações âncoras Aker Solution, Irmãos Passaúra, Engael Instrumentação Elétrica e Elco Engenharia falaram às micro e pequenas empresas como prestam serviços à Repar e que fatores são exigidos para isso.

No caso da Appa, não há muito segredo. As empresas precisam estar constituídas efetivamente, com CNPJ, e inscritas no Cadastro Geral do Estado, além de seguir as regras da Lei das Licitações, a 8.666/1993. No site www.comprasparana.pr.gov.br há toda a explicação sobre como se cadastrar para ser um fornecedor.

Segundo a assessoria de imprensa da Appa, a autarquia não pretende apresentar suas demandas de fornecimento tão detalhadamente, mas adianta que para os planos deste ano precisará de empresas das áreas de elétrica, mecânica, civil, informática, além de fabricantes e distribuidores de diversos tipos de materiais.

Serviço

II Painel de Negócios: sede do Sebrae-PR em Curitiba (Rua Caeté, 150, Prado Velho). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 16 horas pelo telefone 0800-5700800.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]