• Carregando...

A esperada aprovação do pacote de ajuda financeira do governo Bush não trouxe alívio ao mercado, e as bolsas de valores voltaram a sofrer perdas. Para a Bovespa, a desvalorização ficou em 3,53% ontem, o que fez com que acumulasse queda de 12,34% na semana.

O dólar, que chegou a ser vendido a R$ 1,989, terminou as operações cotado a R$ 2,046, com apreciação de 1,14%. Na semana, a alta da moeda norte-americana foi de 10,5%.

Pela manhã, os mercados operaram com ânimo, embalados pela expectativa de que o pacote seria finalmente aprovado pela Câmara dos Estados Unidos. Porém, após a conclusão favorável das votações, no início da tarde, o clima positivo se dissipou. Os investidores passaram a discutir o quanto vai ser difícil ainda o processo de implementação do pacote, além de as preocupações com os riscos de a economia dos EUA estar à beira de uma recessão voltarem a incomodar. Em Wall Street, o índice Dow Jones terminou com baixa de 1,5%. A Nasdaq caiu 1,48%.

"O efeito do pacote se resume a contribuir para barrar o efeito dominó no mercado financeiro, estabilizando as expectativas de desaceleração da economia mundial e, portanto, da geração de riqueza futura", afirma o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves. Mas, avalia o economista, dados como o do mercado de trabalho americano, divulgado ontem, têm "deixado claro que, liquidez à parte, o problema econômico é enorme". Apesar de a taxa de desemprego dos EUA ter se mantido em 6,1%, houve o desaparecimento de 159 mil postos de trabalho no país em setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]