• Carregando...
Na China(foto)e na Europa, produção e consumo se equilibram melhor | China Daily/Reuters
Na China(foto)e na Europa, produção e consumo se equilibram melhor| Foto: China Daily/Reuters

Cotação

As cotações do trigo –diferente do que ocorre na soja, centrada nos mercados asiático e norte-americano – sobem por escassez no Mercosul. A China mantém produção em 121 milhões de toneladas e evita que a importação do cereal vá além de 3,5 milhões de toneladas. A Europa deve colher 3 milhões de toneladas a mais que o esperado, numa safra acima de 130 milhões de toneladas.

Agronegócio

Expedição Safra lança edição 2013/14 em Paranaguá

Leia matéria completa

A Argentina suspendeu a exportação de 370 mil toneladas de trigo e pretende manter 500 mil toneladas num estoque de segurança em medidas que afetam diretamente os embarques para o Brasil, que é seu principal cliente e vive um ano de oferta reduzida e consumo elevado. O quadro impulsiona os preços do cereal no mercado brasileiro e acentua a inflação dos alimentos, problema que também ocorre no país vizinho e foi o motivo do aperto nas vendas externas. A previsão é que haja restrições às exportações de trigo na Argentina até dezembro, embora o governo afaste o risco de desabastecimento.

Os consumidores do Paraná estão pagando valor 35% maior pela farinha de trigo especial do que em junho do ano passado, conforme a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a Seab, com o quilo do alimento a R$ 2,29. O mercado tenta estimular os triticultores do estado, líder nacional na cultura, com cotação 50% superior à de um ano atrás, ou R$ 40 por saca de 60 quilos.

O Sindicato da Panificação do Paraná defende que os índices oficiais retratam inflação maior que a realmente registrada nos estabelecimentos do setor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pão francês subiu 18% em um ano em Curitiba. "O trigo é o quarto item da planilha de custos das padarias", contesta o presidente da entidade, Vilson Felipe Borgmann. E quando a farinha sobe, "os empresários ainda têm estoques, não significando um aumento imediato no preço do pão", acrescenta. As avaliações dos reajustes do primeiro semestre estão sendo finalizadas.

A importação brasileira de trigo, entre janeiro a maio, seguiu o ritmo do ano passado e se limitou a 2,96 milhões de toneladas. Como a dependência externa aumentou de 6 milhões para 7 milhões toneladas – para um consumo próximo de 10,5 milhões de toneladas –, o país terá de ampliar suas compras a partir de agora. O governo federal liberou a importação de 1 milhão de toneladas de fora do Mercosul sem cobrança de Tarifa Externa Comum (TEC) de 10%. Esse volume teve de ser dobrado e precisa ser comprado até o final de julho para que não haja incidência de TEC e aumento no custo da farinha. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), mesmo 2 milhões de toneladas de fora do Mercosul são insuficientes.

Uma mudança na oferta só deve ocorrer a partir de setembro, quando engrena a colheita no Paraná. Neste momento, o plantio chega a 90% no estado num período de chuva excessiva. A tarefa mal começou em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região que concentra 95% da triticultura brasileira. A previsão da Conab é que o Brasil colha 27% mais trigo em 2013, voltando ao patamar de 5,5 milhões de toneladas. A Argentina também tenta ampliar o cultivo de trigo, mas o plantio por lá só começa em agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]